AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 25 de novembro de 2018

Gratidão, o segredo da felicidade


Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1Ts 5.18).
Enquanto estudava essa palavra, encontrei um texto que dizia que alguns profissionais da área da psicologia, da saúde e da educação fizeram um trabalho sobre a felicidade e o pleno contentamento na vida. Escolheram grandes personalidades que viveram em épocas diferentes, com talentos e missões diferentes, e elegeram aquela pessoa que lhes parecia a “mais feliz” entre todas. Levaram em conta vários fatores nessa análise. É claro que não incluíram Jesus de Nazaré, pois ele é a perfeição em pessoa e seria desleal colocá-lo ao lado de vis mortais. E o apóstolo Paulo foi eleito como modelo de felicidade.
Mas como Paulo pode ser modelo de felicidade? Em vários momentos, em suas cartas ele mesmo relata situações de aflições, necessidades, angústias, açoites, prisões, tumultos, trabalhos, vigílias, jejuns e exercício de paciência, e etc (2Co 6.4-10).  O segredo é que a felicidade de Paulo não estava baseada nas circunstâncias, mas na sua capacidade de resistir com equilíbrio às intempéries da vida, mantendo a sua comunhão com Deus e os seus olhos fitos nos projetos do Senhor para ele. Tinha um coração grato, confiante e cheio de contentamento. Paulo encerra essa longa lista de dificuldades do ministério com as palavras: “[…] nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. Somos pobres, mas enriquecemos a muitos outros. Não possuímos nada e, no entanto, temos tudo.” Ele descreve o seu segredo: “[…] já aprendi a contentar-me com o que tenho.” (Fp 4.11).
O que a Bíblia nos diz sobre a gratidão
“Entrem por suas portas com ações de graças e, em seus pátios, com cânticos de louvor deem-lhe graças e louvem o seu nome.” Salmos 100:4
Neste salmo o Senhor nos exorta a entrar em sua presença com ações de graça. A ORAÇÃO e a ADORAÇÃO indicam GRATIDÃO. Devemos agradecer diariamente ao Senhor por tudo, conforme o seu ensino: pelas coisas boas que temos recebido e pelas provações, lutas e dificuldades também (Ef 5.20; Tg 1.2-4). Quando entendemos que Ele é o nosso pastor e que cuida de nós, então, não há o que temer. É necessário que apenas estejamos perto dEle, e vivendo em obediência à sua Palavra é que poderemos descansar em suas promessas.
O escritor da Carta aos Hebreus nos ensina a não permitir a avareza no coração, pois ela nos torna egocêntricos e tristes, ao contrário, devemos nos contentar com o que temos, valorizar o que está em nossas mãos, e a alegria brotará exuberante dentro de nós. (“Não amem o dinheiro; estejam satisfeitos com o que têm. Porque Deus disse: Não o deixarei; jamais o abandonarei.” Hb 13.5). As reclamações, queixas e murmurações entristecem o Espírito Santo que habita em nós. Esta não é a sua linguagem, pelo contrário, a linguagem do céu é o LOUVOR e a GRATIDÃO.
Às vezes nos preocupamos com alguma coisa que está nos faltando, como dinheiro para pagar contas, roupa, móveis, carro etc., mas não percebemos que temos muitas coisas para agradecer. Comece a enumerar as suas bênçãos: a vida, o respirar, a liberdade, o corpo, os pés para andar, os olhos para ver, os ouvidos para ouvir, a boca para falar, o apetite ao comer, a inteligência para pensar, a família, os irmãos. São tantas as bênçãos, que nem dá para enumerá-las, não é mesmo? Os problemas você pode somar nos dedos da mão, mas as bênçãos são milhares. Experimente contar cada uma.
Ações de graça multiplicam o pão
Jesus tomou a pequenina provisão de cinco pães de cevada e dois peixinhos e deu graças ao Pai. Ele não reclamou que os pães eram de cevada, isto é, o pão mais simples: o pão do pobre. Nem tampouco reclamou que eram só dois “peixinhos” e não dois “peixões”. Mas Ele rendeu graças ao Pai, e os pães e peixes se multiplicaram. Que tal fazer o mesmo com o seu salário? Com suas roupas?
Ações de graças dão vida à vida
 “Então rolaram a pedra para o lado. Jesus olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Tu sempre me ouves, mas eu disse isso por causa  de todas as pessoas que estão aqui, para que elas creiam que tu me enviaste. Então Jesus gritou: Lázaro, venha para fora! E o morto saiu, com as mãos e os pés presos com faixas e o rosto envolto num pano. Jesus disse: desamarrem as faixas e deixem-no ir.” João 11:41-43.
Diante da realidade da morte de Lázaro, Jesus também agradeceu ao Pai simplesmente porque Ele o ouvia. Então chamou Lázaro novamente à vida. Ele ressuscitou, após a oração do Senhor Jesus, que foi apenas de gratidão. Como é bom ter esta certeza de que Deus sempre nos ouve, e que Ele responderá conforme a sua maravilhosa vontade, aleluia! Experimente agradecer mesmo diante da morte (do sonho, da família, da empresa…). 
Ações de graça destroem o exterminador
A murmuração atrai demônios que matam como as serpentes abrasadoras do deserto (Nm 21.4-7). A murmuração não permite ao homem olhar para o nascer do sol, para o jardim florido, para as águas do ribeiro, para os pássaros que cantam, adorando ao Criador. A murmuração faz com que os olhos se fixem nos problemas, para não perceberem as cores da vida (“Não se queixem como alguns deles se queixaram, e foram destruídos pelo anjo da morte.”1Co 10.10).
 Você conhece a frase: “Eu era infeliz porque não tinha sapatos, até que encontrei alguém que não tinha pés”.  Acabe com o “exterminador da alegria” – use e abuse da poderosa arma da gratidão ao Senhor e você verá como o sol brilha mais bonito no seu dia.

Ações de graça nos protegem
“Porque tudo que Deus fez é bom, não devemos rejeitar nada, mas a tudo receber com ação de graças, pois sabemos que se torna aceitável pela palavra de Deus e pela oração.” ITm 4:4-5
Ao agradecer ao Senhor pela refeição que iremos comer, estamos santificando o alimento e preservando a nossa saúde (Leia também 1Co 10.30-31; Rm 14.6.). Não coma sem dar graças. Ore em voz alta com a família ao redor da mesa, o Senhor está presente e se alegra com o coração agradecido.
Ações de graça nos enchem do Espírito
“Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música. Por tudo deem graças a Deus, o Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5:18-20
Paulo nos dá a receita para a plenitude do Espírito Santo em nossos corações: é falar com salmos, com hinos e cânticos espirituais, cantar e salmodiar no coração, dando sempre graças por tudo ao Senhor.
Se há algo que atrai a presença de Deus é o louvor e a gratidão. Foi por isso que o Senhor Jesus se entristeceu quando curou 10 leprosos e somente um voltou para agradecer, e este era estrangeiro, era samaritano. (Lc 17.11-19). Você tem o costume de agradecer ao Senhor pelas respostas às suas orações? Ele se importa e deseja a sua gratidão.
Desafios para a semana
1. Escreva em uma folha os problemas que você gostaria de ver a solução, enumere-os. Faça também uma lista das bênçãos que você tem recebido do Senhor. Agradeça em oração pelas bênçãos e veja como são tantas…
2. Pense nas pessoas que têm feito algo para o abençoar e alegrar – agradeça-lhes com um cartão, um pequeno presente, uma ligação telefônica, uma palavra de reconhecimento. Transforme essa semana numa semana de gratidão.
3. Separe uma oferta especial de gratidão a Deus e leve-a com carinho na hora da celebração do culto ao Senhor – isto é um ato de adoração.

Deus lhe abençõe

Pr. Kleber Jacinto

Nenhum comentário: