AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 23 de dezembro de 2018

Hanuká - Festa da Dedicação - Festa das Luzes



Chanucá em hebraico significa DEDICAÇÃO ou INAUGURAÇÃO e é comemorada por 8 dias a partir do 25º dia do mês de Kislev que corresponde ao mês de Dezembro.
No ano de 200 a.C, os Judeus viviam sob o domínio dos Sírios através de seu rei, e tudo transcorria normalmente, ou seja esse rei não impediu que os Judeus adorassem a Deus e a fé judaica, e os cultos ao Senhor aconteciam normalmente. Porém em 180 a.C, o rei Antíoco ascendeu ao trono, ele era grego e resolveu honrar aos deuses gregos e proibiu qualquer culto que não fosse dado aos seus deuses, e em  167 a.C, depois de diversas revoltas judaicas ele profanou o Templo do Senhor em Jerusalém e ali construiu um altar a Zeus. Claro que todos aqueles que não aceitavam isso eram mortos.
Muitos judeus já estavam se rendendo a essa nova realidade e passaram a cultuar aos deuses gregos e a aceitar a sua cultura, e começaram a influenciar outros judeus a aceitarem isso tudo.
Na cidade de Modim (sul de Jerusalém) acontece oficialmente a ofensiva contra os greco-sírios, liderada por Matatias (Matitiahu), (um sacerdote judeu de família dos Hasmoneus) e seus cinco filhos João, Simão, Eliézer, Jonatas e Judas(Yehudá). Após a morte de Matatias, Judas toma à frente da batalha com um pequenino exército formando em sua grande maioria de camponeses, onde venceram o forte exército do Antíoco, no ano de 164 a.C e libertaram Jerusalém purificando o Templo Sagrado. Judas ficou conhecido como Yehuda Macabeu  (Macabeu, um acrônimo do hebraico "Mi Camocha Ba’e-lim Hashem" – "Quem é como Tu, ó D’us")
Até aqui vimos o primeiro milagre, qual seja um pequeno exército vencendo um grande e poderoso exército. Mas ainda iria acontecer o segundo milagre, e o mais sobrenatural dos milagres que deu origem a festa da luzes (Chanucá).
O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar esse evento. Após terem recuperado Jerusalém e o Templo, Judas ordenou que ele fosse limpo, e um novo altar fosse construído no lugar daquele poluído e novos objetos sagrados fossem feitos.
A Menorá, o candelabro, precisava ser aceso, para acende-lo usava-se óleo, mas não era qualquer azeite, era um azeite puro (kasher) a primeira retirada do fruto da oliveira (azeitona). Porém perceberam que só havia um jarrinho com esse azeite puro, o que dava para apenas um dia de Menorá acesa. Mas Deus operou um milagre, e acesa com esse óleo, a Menorá assim permaneceu por oito dias, tempo suficiente para a produção de mais azeite puro.
Os acontecimentos de Chanucá serviram para preparar o caminho do Messias. O mandamento principal de Chanuká é o acendimento da Chanukia (Menorá – candelabro – de 9 braços). Oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que para ter durado apenas um dia! O outro braço, que é chamado “Shamash” (servo) é o braço que acende todas as outras velas.
Jo 9:5 “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”
Não tem como falar de Chanucá e não se falar de Jesus, porque essa festa que teve inicio antes da era cristã, os milagres aconteceram antes do nascimento de Yeshua, no ano de 162 a.C, e todos os acontecimentos apontam para o Messias
Hanuká ou Chanuká significa dedicação ou consagração, e no meio judaico é conhecida também como Festa das Luzes. E em João 10:22 vemos que Jesus participou dessa festa “Era inverno, e Jesus estava em Jerusalém na celebração da Festa da Dedicação.” Esse é o único registro no Novo Testamento que se refere à Hanuká.
Essa história nos mostra 2 aspectos, a restauração do altar e a dedicação do templo a Deus, e o milagre da multiplicação do óleo e da própria vitória na batalha.
Restauração do altar e dedicação do templo de Deus
Nessa história vemos ainda a opressão do inimigo contra Israel e mais especificamente contra os Judeus, uma história que conta sobre a tentativa desse inimigo em apagar a fé de um povo, fazendo com que acreditassem em mentiras, servisse e cultuasse falsos deuses. Uma historia de guerra que foi liderada por uma família fiel à Deus e aos seus mandamentos, que enfrenta um poderoso e numeroso exército, e debaixo do poder e do milagre de Deus,  vence-os e liberta todo o povo da opressão do inimigo, restaurando o altar e a adoração ao único, reconsagrando, rededicando o templo ao Soberano, Verdadeiro vivo e único Deus, o Deus de Abraão, Isaque e Israel.
Antes de conhecermos Yeshua, eramos como esse povo, estávamos debaixo da opressão do inimigo e vivíamos debaixo de mentiras, que faziam com que adorássemos a falsos deuses e tendo uma vida distante de Deus.
Mas um dia a Luz do mundo entrou em nossa vida, e tudo aquilo que era pecado e que profanava o templo do Espirito Santo, foi trazido a luz e tudo foi revelado, e toda as mazelas e toda a destruição causada pelo opressor pode ser vista e restaurada, e a partir daí começamos a nos consagrar, a nos dedicar a Deus.  (Ef 5:13 “mas, tudo oque é exposto pela luz torna-se visíveis, pois a luz torna visíveis todas as coisas.)
A Bíblia diz que somos templos do Espirito Santo e que devemos honrar a Deus com nosso corpo, isso é a nossa dedicação “Vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com o seu corpo.” ICo 6:19-20.
Fico imaginando Judas Macabeu entrando no templo e vendo toda a destruição causada pelo inimigo. Então livres da opressão dos inimigos, os judeus começam limpar, purificar o templo, consagrando-o, dedicando-o novamente à Deus. Não deve ter sido muito diferente do que Deus encontrou em nosso interior quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador e fomos expostos à Sua luz. Imagino o Espirito Santo, entrando em nossa vida e expondo a luz toda a destruição causada pelo pecado, feridas, e a medida que vamos nos expondo mais e mais à Luz de Jesus, mais vamos sendo exposto, e mais vamos sendo sarados e libertos, limpos, adornados, habitados pelo Espirito Santo.
Wow que delícia isso tudo. Mas quero ir agora a um ponto que me chamou a atenção quando estudava esse tema. Na festa das luzes acontece o acendimento da Hanukia, um candelabro de 9 braços, que deve ser acessa diariamente durante os dias da festa das luzes, ou seja, a cada dia dos 8 dias da festa uma vela é acesa. Mas essas velas não podem ser acesas de qualquer forma, essas velas precisam ser acesas pela primeira vela, a “Shamash” que significa servo.
A cada dia dessa festa uma vela é acesa, quando encostada na vela servo, e durante os oito dias as oito velas subsequentes são acesas da mesma forma.
Jesus disse “Eu sou a luz do Mundo”. Yeshua simboliza a vela servo, o Shamash, a qual todas as outras velas são acesas através Dele. E eu e você somos essas outras velas que fomos acesos a partir de Jesus. Uma a uma, vela por vela, o Senhor foi nos acendendo no seu Shamash, no seu servo, e a cada dia uma nova vela é acesa e a cada dia a luz no mundo aumenta.
Mt 5:14-  “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos céus.”
Precisamos continuar levando essa Luz, cada vez mais longe. Que sejamos o Judas Macabeu que através da guerra espiritual contando com a ajuda de nossa família espiritual, nossa célula, nossos discípulos, nossos 12, possamos levar a Luz para os que estão nas trevas.
Que sejamos nós os responsáveis em levar novas velas, diariamente a serem acesas em Yeshua.
Rm 10: 14-15Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!
Milagre
Assim como Deus operou um milagre em Hanuka, Deus vai operar um milagre em sua vida, um milagre na sua família.
Foram muitos anos de opressão vivendo debaixo do jugo dos sírios/gregos, muitos anos se submetendo à sua cultura e suas mentiras que nada tinham a ver com aquilo que Deus desejava do seu povo.
Mas bastou uma família, apaixonada por Deus e por seus mandamentos, se levantar contra essa opressão para que Deus operasse esses grandes milagres.
Eu creio que hoje Deus tem esse milagre para você, e Ele vai usar você, templo do Espírito Santo, limpo, restaurado e dedicado ao Senhor, para levar esse milagre à sua família e à família de outras pessoas. Hoje começa o seu milagre.
Deus lhe abençoe
Pr Kleber Jacinto

Nenhum comentário: