AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sábado, 8 de dezembro de 2018

Novos começos nos relacionamentos

Texto Base: Isaías 43:14 a 19
Libertação do jugo da Babilônia
14 Assim diz o SENHOR, o seu Redentor, o Santo de Israel: “Por causa de vocês, enviarei inimigos contra a Babilônia e a todos os babilônios farei embarcar como fugitivos nos navios de que se orgulhavam.
15 Eu sou o SENHOR, o Santo Deus de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei.”
16 Assim diz o SENHOR, que preparou um caminho no mar e uma vereda nas águas impetuosas;
17 que fez sair os carros de guerra e os cavalos, o exército e a força, e eles jazem ali e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como um pavio.
18 “Não fiquem lembrando das coisas passadas, nem pensem nas coisas antigas.
19 Eis que faço uma coisa nova. Agora mesmo ela está saindo à luz. Será que vocês não o percebem? Eis que porei um caminho no deserto e rios nos lugares áridos.

INTRODUÇÃO
O contexto histórico está ligado a profecia da libertação de Israel, do cativeiro babilônico, por causa do amor de Deus ao seu povo. A síntese estava no fato de ser predito que haveria uma nova época de perdão, bênção, restauração e da presença de Deus. Aqui não iremos usar o contexto histórico, mas sim o contexto profético deste texto.
A palavra fala sobre a imutabilidade de Deus tal como encontramos em Malaquias 3:6 — “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vocês, filhos de Jacó, não foram destruídos.” e sendo “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8).
Deus tem para os seus filhos planos novos, hoje Deus tem um plano novo para sua casa, para seu casamento, para seus futuros relacionamentos, Ele tem planos e projetos novos e uma proposta nova para sua vida!
Enquanto o texto literal fala sobre a libertação dos hebreus no Egito, devemos compreender que foi algo tremendo que Deus fez naquele momento, todos saíram com muitos bens do jugo da escravidão, houve grande libertação e o Senhor deixava claro para não se lembrar deste passado, parece estranho, mas não é sabe por quê?
Porque a coisa nova superará a antiga hoje o Senhor te diz: “Eis que faço uma coisa nova!”
Isto não é um pretexto para uso deste texto, mas sim é a voz do Senhor através de sua palavra falando que está saindo a luz! Luz que sai dissipa as trevas! Destrói as armações do inimigo! Quebra as correntes da escravidão, te liberta constantemente do seu eu limitado!

O DESERTO NÃO DEIXARÁ DE SER DESERTO!
Na perspectiva profética conseguimos superar as dificuldades por crer que aquilo que irá acontecer superará o que já passou.
Imagine-a situação onde se deve passar por um deserto alcançar a benção da terra prometida e aqui vale ressaltar que por mais que vocês tenham que atravessar um deserto, irão passar por ele de uma forma sobrenatural porque a natureza do deserto não é mudada, mas a condição que você irá enfrentá-lo será adaptada a sua realidade.
Haverá caminho, haverá água, pois, o “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam.” Filipenses 4:19.
Murmurar em meio as lutas é o caminho para o fracasso, se tem caminho é porque há uma saída e mesmo estando no caminho difícil a solução está em trilha-lo confiando que Deus que tem nos guiado também tem água para os que se mantiverem firmes.
Isto não é compactuar e viver no deserto, isto não é se acostumar com ele, mas sim passar e seguir em frente.

VIVER SEGUNDO O PROPÓSITO QUE DEUS TEM PARA OS SEUS
Quando Deus nos dá um caminho, Ele é fiel para nos guiar através dEle e com a Sua presença, mas é necessário que estreitemos a relação com Deus, através da obra de Jesus que é o nosso justificador e salvador, dirigidos pelo Espírito Santo.
Mas isto não tira de nós a capacidade de pensarmos e planejarmos o nosso futuro, muito pelo contrário expande e amplia a visão baseado na promessa que estamos sempre num caminho de um futuro glorioso com Cristo.
O Espirito Santo nos convence, mas Ele não tira de nós a capacidade de sonhar e realizar. Ele na verdade é o fomentador de novos começos em suas vidas.
“1 O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do SENHOR. 2 Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda o espírito.” Provérbios 16:1 e 2

PROPOSTA PARA UM NOVO COMEÇO
Passamos a apresentar um pequeno roteiro que é uma proposta para novos começos: de ano, de vida, de andar com Cristo, são seis etapas que você pode seguir e organizar seu caminhar para alcançar aquilo que planejar.

1. Defina prioridades para o ano - O que vocês querem alcançar no ano, o que pode ser mais rápido o que vai levar o ano para ser conquistado? Faça listas de ações, defina o que é prioritário e qual é o caminho que vocês terão que tomar para alcançar os objetivos traçados. Ponha Deus nesta definição, busque nEle a direção, peça ao Espirito Santo o conselho, o exemplo de Jesus é sua guia mestra de prioridades.
“Mas busquem em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” - Mateus 6:33

2. Planejamento - Ponha atenção nos itens essências para alcançar seus objetivos. Se você planejar uma viajem em família por exemplo, pesquise sobre o destino, quanto custará e qual seria a melhor época para ir. O planejamento o levará e trará em paz, ficando o inesperado para a descoberta daquilo que irá conhecer do local visitado. A Bíblia nos exorta a planejar!
“Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” Lucas 14.28
“Entregue as suas obras ao SENHOR, e o que você tem planejado se realizará.” - Provérbios 16:3

3. Seja prudente e previdente - Situações adversas podem surgir no caminho, se vocês tiverem condições de se preparar minimamente para o desconhecido vocês já terão vantagem. Não seja inflexível quando algo sair do seu controle saiba adaptar-se a situação lembrando-se que Deus tem o controle de tudo.
Não é viver com medo, ansioso ou inseguro sobre o que poderá acontecer. Também não é ficar paralisado e não desejar realizar nada para não gastar, lembre-se que você não tem como poupar sua vida, ela se desgastará com o tempo isto é inevitável, portanto confie em Deus, busque a direção dEle, faça sua parte, viva!
Busque a sabedoria que há em Deus e você terá paz para enfrentar as tormentas.
Lembre-se disto: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro!”
“Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” - Mateus 6:34
“A sabedoria protege, do mesmo modo que o dinheiro; mas a vantagem da sabedoria é que ela dá vida a quem a possui.” - Eclesiastes 7:12

4. Não procrastine! - Estabeleça prazos e busque cumpri-los, o ano passa muito rápido e se vocês não cuidarem de administrar bem seu tempo, fazendo as coisas que tem que ser feitas no tempo estabelecido e deixando de lado o que tem menor prioridade e as distrações, ao final do ano quando forem verificar o resultado do planejado, vão perceber que faltaram coisas a serem resolvidas devido ao fato de terem sido colocadas para depois, uma coisa é a contingência outra é colocar metas as quais são inatingíveis e por serem assim acabam sendo deixandas de lado.
“Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor.” - Romanos 12:11

5.Verifique se estão andando no caminho correto - Os prazos e planos tem sido, em seus tempos definidos, executados? Vocês têm avaliado se o que foi proposto para ser feito está realmente acontecendo? Tem respeitado os prazos definidos? Avalie a condição não perca o foco da meta proposta!
“5 Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. 6 Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. 7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e afaste-se do mal. 8 Isto será como um remédio para o seu corpo e refrigério para os seus ossos.” – Provérbios 3:5 a 7

6. Busque a benção de Deus no proposto – A benção de Deus é o que trará o resultado buscado, faz total diferença que além de buscar e ter fé que assim será feito, a benção do Senhor naquilo que for feito trará resultados além do que você possa pedir pensar ou até imaginar. Um novo começo com a benção de Deus é muito melhor!
“23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” Colossenses 3:23 e 24

CONCLUSÃO
Se seu casamento está passando por dificuldades, vai haver um caminho e fontes no deserto!
Se o relacionamento está bom ele ficará muito melhor, há um novo tempo cheio de vida e presença de Deus!
Se está buscando no Senhor uma resposta para o seu relacionamento e seu futuro? A resposta do Senhor é – Eis que faço uma coisa nova!
Mas uma coisa deve nortear sua vida com esta mensagem: “Não ficarei lembrando das coisas passadas nem pensarei o tempo todo das coisas antigas.”
Viva o presente de Deus para sua vida, viva o Novo Começo que Ele tem para vocês, seu passado por mais feliz ou difícil que possa ter sido, não baliza o futuro que Deus tem para vocês!
Deus os abençoe,
Pr. Luis Santana

Nenhum comentário: