AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 8 de março de 2019

Deus não é nosso adversário

TEXTO BASE: “7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.” Tiago 4:7 e 8
INTRODUÇÃO
As guerras são uma realidade da vida, a despeito dos acordos de paz. Não há apenas guerras entre as nações, mas também entre as denominações, dentro nas famílias e dentro do nosso próprio coração. Tiago diz que o nosso verdadeiro problema não está fora de nós, mas dentro de nós. No contexto do capitulo quatro Tiago expõe que são três os tipos de guerra:
  1. Em guerra contra as pessoas
  2. Em guerra contra nós mesmos
  3. Em guerra contra Deus
Não estaremos imunes a travar guerras, mas é preponderante que entendamos contra quem temos lutado, e será que não temos lutado contra o inimigo errado?
CONFUNDINDO O INIMIGO
A raiz de todas a guerra é rebelião contra Deus. Mas como um crente pode estar em guerra contra Deus? Cultivando amizade com os inimigos de Deus.
Tiago cita três inimigos, o mundo a carne e o diabo, com quem não podemos ter amizade, se desejamos viver em paz com Deus. Tiago fala de tentações que estão fora de nós (o mundo e o diabo) e tentações que estão dentro de nós (a carne).
O MUNDO NOSSO PRIMEIRO INIMIGO
Tiago fala do mundo. A palavra “cosmos” foi empregada para indicar uma sociedade corrupta, ou o princípio do mal que opera sobre os homens. O mundo aqui é a sociedade humana com seus valores, princípios e filosofia vivendo à parte de Deus.
Esse sistema que rege o mundo é anti-Deus. Se o mundo valoriza a riqueza, começamos a valorizar a riqueza também. Se o mundo valoriza o prestígio, começamos a valorizar o prestígio. Temos a tendência de assimilar esses valores do mundo.
De forma gradativa que um crente se tornar amigo do mundo, não é algo instantâneo e alguns passos similares a estes são dados:
  1. sendo amigo do mundo
  2. sendo contaminado pelo mundo
  3. amando o mundo
  4. conformando-se com o mundo
O resultado é ser condenado com o mundo. Amizade com o mundo é uma espécie de adultério espiritual. O cristão está casado com Cristo e deve ser fiel a Ele. O mundo é inimigo de Deus e ser amigo do mundo é constituir-se em inimigo de Deus.
Não dá para ser amigo do mundo e de Deus ao mesmo tempo. Temos que tomar cuidado com as pequenas coisas. O mundo envolve as pessoas pouco a pouco. Ninguém se torna um viciado em álcool do dia para a noite. Ninguém se lança de cabeça nas aventuras loucas das drogas no primeiro trago ou na primeira picada. Ninguém começa uma vida adultera no primeiro flerte.
A sedução do mundo é como uma fenda numa barragem, começa pequena, mas pode conduzir a um grande desastre.
A CARNE NOSSO SEGUNDO INIMIGO
Tiago fala da carne que é a nossa velha natureza. A carne não é o corpo. O corpo não é pecaminoso. O Espírito pode usar o corpo para glorificar a Deus ou a carne pode usar o corpo para servir o pecado. Na conversão recebemos uma nova natureza, mas não perdemos a velha. Ela precisa ser crucificada. Essas duas naturezas estão em conflito, o autor cita isto no primeiro versículo. Há paixões carnais que buscam nos colocar em guerra contra Deus. Devemos fugir dessas paixões e fugir não é um gesto desprezível e covarde.
José do Egito fugiu da mulher de Potifar. A única maneira de vencer as tentações da carne é fugindo, fugindo do lugar, das circunstâncias, das pessoas. Viver na carne significa entristecer o Espírito Santo que vive em nós. O Espírito de Deus habita em nós e anseia por nós com zelo, Ele não nos divide com ninguém. Estamos casados com Cristo. Você levaria Cristo para uma sala de jogos, para uma boate, para um show do mundo, para uma intimidade sexual fora do casamento?
O DIABO NOSSO GRANDE INIMIGO
O pecado predileto do diabo é a vaidade, o orgulho. Ele tenta as pessoas nessa área. Ele tentou Eva e tenta os novos crentes. Deus quer que dependamos dEle enquanto o diabo quer que dependamos de nós. O diabo gosta de encher a nossa bola. O grande problema da igreja hoje é que temos muitas celebridades e poucos servos. Há tanta vaidade humana que não sobra espaço para a glória de Deus.
VENCENDO OS TRÊS INIMIGOS
Tiago nos informa que Deus está incansavelmente do nosso lado. Ele sempre nos dá graça suficiente para vencer. Mas a graça de Deus não nos isenta de responsabilidade. Nos versículos 7 a 10 há vários mandamentos para obedecer. A graça não nos isenta da obediência. Quanto mais graça, mais obediência.
Tiago menciona quatro atitudes, que podem nos dar vitória;
  1. SUBMISSÃO A DEUS
Devemos nos submeter a Deus, “Portanto, sujeitem-se a Deus” (Tg 4:7a). Esta palavra é um termo militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar. Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes problemas. Renda-se incondicionalmente. Ponha todas as áreas da sua vida sob a autoridade de Deus.
Por isso um crente rebelde não pode viver consigo nem com os outros. Davi pecou contra Deus, adulterando, mentindo, matando Urias e escondendo o seu pecado. Mas quando ele se humilhou, se submeteu e confessou, encontrou paz novamente com Deus.
  1. RESISTÊNCIA AO DIABO
Em segundo lugar, devem os resistir ao diabo. O diabo não é para ser temido, mas resistido. Somente quem se submete a Deus pode resistir ao diabo. A Bíblia nos ensina “nem deem lugar ao diabo.” Efésios 4:27
  1. COMUNHÃO COM DEUS
Devemos manter-nos perto de Deus. Quanto mais perto de Deus ficamos, mais parecidos com Jesus nós nos tornamos. Comunhão com Deus é uma pista de mão dupla. Quando nos achegamos a Deus, ele se chega a nós. Não podemos ter comunhão com Ele e com o pecado ao mesmo tempo. Comunhão com Deus implica em purificação.
  1. HUMILDADE DIANTE DE DEUS.
Devemos nos humilhar diante de Deus. Temos a tendência de tratar o nosso pecado de forma muito leve e condescendente. Tiago exorta-nos a enfrentar seriamente o nosso pecado. A porta da exaltação é a humilhação diante de Deus, Ele não despreza o coração quebrantado. Deus olha para o homem que é humilde de coração e treme diante da Sua Palavra. Quando estamos em paz com Deus, temos paz uns com os outros e então, uma fonte de paz começa a jorrar de dentro de nós!
CONCLUSÃO
Quando Jesus esteve na terra, Ele mesmo sendo santo, os pecadores poderiam se aproximar dele. Quando estamos próximos de Deus, estamos longe do pecado, por este motivo temos que nos aproximar cada vez mais dEle. Quanto mais próximo mais santificados estaremos pela Sua presença.
Não podemos ser hipócritas como os religiosos do tempo de Jesus que também estavam próximos, mas seus corações e mentes estavam longe de Jesus.
Se estamos com Ele, temos que colocar nosso total esforço para vivermos o mais próximo dEle, nos achegarmos é condição inicial, permanecer é nossa única condição para termos êxito numa vida que testemunha e vive o Reino de Deus.
Deus os abençoe,
Pr. Luis Santana
Fonte: Tiago : Transformando provas em triunfo / Hernandes Dias Lopes – Hagnos 2006


Tiago 4:1 a 10 (NAA)
1 De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês?
2 Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem;
3 pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.
4 Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
5 Ou vocês pensam que é em vão que a Escritura diz: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?”
6 Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
8 Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.
9 Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza.
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

Nenhum comentário: