AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 3 de março de 2019

Novos Começos através da Unção


“É Deus quem  nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.” II Corintios 1:21-22
            O que nos faz vencer situações difíceis e complicadas em nossa vida é a UNÇÃO de Deus derrama em nós. É ela que faz com que permaneçamos firmes mesmo em meio à tribulações e desafios do nosso dia-a-dia.
            Não estamos livres de aflições, pois estamos nesse mundo, onde o maligno habita, e apesar de sermos estrangeiros nessa terra, de estarmos de passagem, pois sabemos que nossa Pátria é a celestial, inevitavelmente teremos aflições, mas Jesus disse: “TENHA BOM ÂNIMO, Eu venci esse mundo”, e pela Fé tomamos posse dessa promessa, e nos agarramos a ela.
            Essa UNÇÃO, que nos mantém firmes e que nos faz vencer essas situações contrárias que se apresentam, é derramada sobre nós através do nosso amigo, o doce Espírito Santo. Por isso hoje nós vamos ver 4 aspectos dessa unção divina sobre a nossa vida, para que você veja e entenda que você e eu somos dependentes do Pai, e que sem Ele nós não somos, e nem podemos fazer nada.
A unção nos protege
            Como eu já disse, infelizmente notícia ruins chegam para todos, para os bons ou para os ruins, para os justos ou para os ímpios, mas não devemos temê-las, antes precisamos confiar no Senhor.
            “O justo não teme más notícias; o seu coração está firme confiando no Senhor.” Salmos 112:7
            Vamos sofrer pelas más notícias, vamos chorar, mas não vamos nos desesperar, pois a UNÇÃO NOS PROTEGE, e se estamos protegidos por ela, venceremos as intempéries da vida, não nos abalaremos diante da tempestade, pois Jesus nos ensinou que, se nós praticarmos os seus ensinamento, seremos como uma casa que foi construída sobre a rocha. A unção nos protege e nos ensina que somos totalmente dependentes do Pai.
            Devemos cuidar muito bem da unção de Deus que está em nós, ela é inegociável, se nós negociarmos a unção com o pecado, nos afastamos de Deus, e consequentemente perdemos a unção, ficamos desprotegidos, pois o Senhor é o nosso escudo, a nossa fortaleza.
            “Eu te amo, Senhor; Tu és minha força. O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é meu rochedo, em quem encontro proteção. Ele é meu escudo, o poder que me salva e meu lugar seguro.” Salmos 18:1-2.
            Ao olharmos para a história de Sansão, um homem estratégico, um dos maiores juízes em promessa, em inteligência, em força, entendemos como a unção nos protege e o que acontece quando desobedecemos à Deus e pecamos.
            Enquanto ele estava protegido pela unção de Deus, vencia todas a guerras e era um homem forte e poderoso, mas quando o pecado da desobediência entrou em sua vida, através do seu envolvimento com Dalila, tornou-se um homem comum e desprotegido, pois perdeu a unção de Deus que estava sobre ele.
            “Então ela gritou; Sansão! Os filisteus vieram atacá-lo! Ao acordar, ele pensou; Farei como das outras vezes e me livrarei deles. Não sabia, porém que o Senhor o havia deixado.” Juízes 16: 20
            Essa é a passagem mais triste acerca de alguém que perde a unção do Todo Poderoso.
            A mesma coisa acontece na vida de um cristão quando se entrega ao pecado e vive de forma dissoluta. Ele não tem como vencer suas guerras, porque QUANDO O PECADO ENTRA A UNÇÃO SAI, e isso fará com que não consiga vencer nem as baratas da sua casa, e envergonhará o Reino.
A unção nos dá identidade e é a garantia da promessa.
            “Agora vocês também ouviram a verdade, as boas novas da salvação. E quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade par ao louvor de sua glória.” Efésios 1:13-14
            Antes de conhecermos Jesus éramos apenas criaturas, mas quando o recebemos em nossa vida somos feitos filhos de Deus (João 1:12), a partir daí, temos o direito de herança e essa herança é a vida eterna ao lado do Pai.
            Por sermos filhos, conhecemos o Espírito Santo, ele Ele é o selo que nos dá essa identidade de filhos de Deus, a garantia de que somos herdeiros e que em breve Jesus voltará e nos resgatará desse mundo, nos levando para morar no céu.
            Abraão e Sara foram transformados e receberam novas identidades do Senhor, para não mais titubearem diante das promessas recebidas.
            Enquanto Abrão e Sarai, antes de serem transformados no caráter e ter suas identidades modificadas, fizeram coisas duvidosas, como por exemplo, Abrão ter entregado Sarai duas vezes à homens diferentes no Egito, porque ficou com medo de morrer.
            Mesmo com idade avançada receberam a promessa de que seriam pais de uma poderosa descendência, mas se atrapalharam e Sarai entregou sua serva Agar ao seu marido, pois não acreditava que essa promessa se cumpriria  através da vida dela.
            Claro que Abrão foi um homem limitado, que veio de um povo idolatra, com costumes diferentes daquilo que Deus estava determinando para ele, mas quando se tornou Abraão, quando teve seu caráter transformado e sua identidade mudada, tornou-se um home ilimitado e cheio de Fé.
            Não éramos diferentes de Abrão, andávamos nesse mundo perdidos e desorientados, mas quando Jesus estendeu sua mão e nos resgatou, recebemos a nova identidade, nosso nome foi mudado e agora somos filhos, temos um Pai e Ele colocou o seu nome no nosso nome.
A unção nos capacita
            “É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu.” IICo 1:21.
            Todos nós temos áreas em nossa vida que precisamos vencer, e claro que para isso precisamos dessa unção que nos capacita, tanto para nos manter firmes no Senhor, como para trabalhar e executar sua obra.
            Ap. Paulo reconhecia essa dependência e capacitação de Deus, e ensinou isso aos seus discípulos em Corinto, “É DEUS QUEM NOS CAPACITA”, e essa capacitação vem através da unção.
            Essa mesma capacitação veio sobre o Profeta Isaias:
            “O Espírito do Senhor Soberano está sobre mim, pois o Senhor me UNGIU para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos.” Isaias 61:1
            Mais tarde, em Lucas 4:18, essa mesma afirmação foi declarada pelo próprio Senhor Jesus, depois de ter passado pelo deserto, depois de ter sido batizado nas águas e ser cheio do Espírito Santo, pois ali começava o seu ministério.
            Nós temos a mesma chamada, ganhar, consolidar, discipular e enviar, ou seja, pregar o evangelho, consolar os que choram e levar libertação àqueles que estão presos ao mundo e ao pecado. Nós temos a mesma chamada que os 12 de Jesus, ser e fazer a diferença na vida das pessoas, por isso precisamos dessa unção que nos capacita.
            Atos 1:8 Jesus nos chama para sermos suas testemunha onde quer que nós formos, seja perto ou seja longe, dentro da nossa casa, no nosso bairro, na nossa cidade ou nas nações da Terra, mas não podemos testemunhar sobre Jesus, contar os seus feitos em nossa vida de qualquer jeito. Precisamos estar cheios da unção, e do poder de Deus que vem através do Espírito Santo.
            Jesus sabia de tudo isso, mas mesmo assim Ele disse que seriamos capazes de fazer as mesmas obras e até maiores que Ele fez (não por nós mesmos, não porque somos bons), se crermos Nele.
            “Eu lhe digo a verdade: quem crê em mim fará as mesmas obras que tenho realizado, e até maiores, pois eu vou para o Pai. Vocês podem pedir qualquer coisa em meu nome, e eu o farei, para que o Filho glorifique o Pai. Sim, peçam qualquer coisa em meu nome, e eu o farei! Se vocês me amam, obedeçam a meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Consolador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não pode receber, pois não o vê e não o conhece, mas vocês o conhecem, pois Ele habita como vês agora e depois estará com vocês.” João 14:12-17
            O Espírito Santo nos unge e nessa unção somos protegidos, recebemos uma nova identidade e a garantia das promessas de Deus sobre nossa vida, e a capacitação que precisamos para pregar o evangelho de Jesus.
            Nós recebemos essa unção da parte de Deus, porque somos seus filhos, por isso é nosso dever e nossa responsabilidade NÃO DEIXAR O NÍVEL DE UNÇÃO CAIR, mas nós precisamos cuidar, zelar e ter uma vida de intimidade com o Senhor para não perdermos tudo isso que aprendemos, e para que o nível de unção seja mantido em nossa vida.

            Deus lhe abençoe

            Pr. Kleber Jacinto.

Nenhum comentário: