AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Fé simples e poderosa


'Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte. Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Estes, aproximando-se de Jesus, lhe pediram com insistência: — Ele merece a sua ajuda, porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo construiu a nossa sinagoga. Então Jesus foi com eles. Quando Jesus já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe alguns amigos, dizendo: — Senhor, não se incomode, porque não sou digno de recebê-lo em minha casa. Por isso, não me julguei digno de ir falar pessoalmente com o senhor; porém diga uma palavra, e o meu servo será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: “Vá”, e ele vai; e a outro: “Venha”, e ele vem; e ao meu servo: “Faça isto”, e ele o faz. Ao ouvir estas palavras, Jesus ficou admirado com aquele homem e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: — Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta. E, quando os que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o servo curado. '

Lucas 7:1-10

            Hoje vamos falar sobre Fé. Você e eu sabemos o que é fé, a sua definição está em Hebreu 11:1 que diz que a fé é a certeza daquilo que esperamos, a convicção do que não podemos ver. A fé é a chave que nos dá acesso às riquezas celestiais, sabemos também que sem fé é impossível agradar a Deus.
            Jesus, em toda caminhada que teve na terra, nunca avaliou as pessoas pelo seu exterior. A Bíblia não nos traz nenhum texto onde Jesus disse que alguém estava bonito, ou feio, bem vestido ou não. Jesus nunca avaliou estereótipos, fez ou deixou de fazer algo por causa da aparência física ou porque fez ou deixou de fazer algo. O que Jesus avaliava era a fé da pessoa.
            No texto que lemos que Jesus avaliou a fé de um Centurião, um gentio, na verdade um soldado romano, e diz “nem em Israel, encontrei uma fé como a deste homem”, e então Yeshuah opera um milagre que foi ativado pela fé desse Centurião.
            O que estava acontecendo nesse momento. Jesus havia acabado de escolher seus 12, os apóstolos, e havia acabado de descer do monte onde havia ensinado às multidões aquilo que conhecemos como “Sermão do Monte” (Lc 6). E quando entra em Cafarnaum, ele é abordado por anciãos judeus (líderes religiosos), pedindo para curasse o servo de um Centurião romano.
            Quem era esse Centurião?
            Ele era um militar, um oficial do exército romano, o 6º na cadeia de comando. Um homem preparado, treinado para suportar as mais terríveis adversidades, ele tinha 80 homens debaixo de seu comando, mas que agora está fragilizado, aflito, com a doença de um servo, um criado que morava em sua casa, mas não era qualquer criado, como a própria bíblia diz era um servo muito estimado, querido, alguém que tinha valor, e que estava morrendo em sua casa.
         Muitas vezes rotulamos as pessoas, e os rótulos nos impede de enxergar quem verdadeiramente aquela pessoa é. Veja, um Centurião romano, que simbolizava tudo o que Israel mais odiava, porque Roma oprimia o povo judeu naquela época, mas que nos seu intimo era um homem sensível que tinha estima por um criado que morava em sua casa, a ponto de pedir ajuda aos líderes religiosos judeus.
         Eu também era assim, quando fui convidado para ir na célula do meu primeiro discipulador, que não por acaso era um pastor, logo o rotulei como “ladrão”, pois é isso que o mundo fala. Mas esse rótulo começou a descolar logo quando eu coloquei os pés na casa dele, e ele me cumprimentou com um abraço e disse, “que bom que você veio, eu estava te esperando”. Depois conforme eu fui conhecendo aquele homem e tudo o que ele fazia, o rótulo caiu totalmente e eu pude ver que verdadeiramente tratava-se de um homem de Deus.
         Quando eu assumi a rede de jovens, foi difícil ter a confiança dos jovens dessa igreja por conta da minha profissão, aliás não só os jovens, mas muitos tinham receio de falar comigo, de me perguntar algo, de expor uma ideia contraria a minha, porque me rotulavam como violento ou autoritário, rótulos.
         Jesus conseguiu olhar para esse Centurião além dos rótulos, e encontrou um homem com um coração quebrantado e cheio de fé, uma fé simples, mas que foi capaz de ativar um milagre na vida de um servo.
         Muitos de nós, que estamos aqui hoje, talvez precisam de um milagre, uma intervenção divina em alguma causa, e que hoje seu coração seja cheio de fé, e que essa fé seja suficiente para desatar esse milagre.
         A fé daquele Centurião tinha algumas características:
1 – Compaixão e solidariedade
V 2 – E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte.”
            Esse Centurião romano, tinha um coração, tinha sentimentos, ele não era tão duro quanto parecia ser, ele tinha estima por um servo de sua casa, e por conta dessa enfermidade seu coração encheu-se de compaixão por aquele homem. Ele poderia tratar o servo como alguém de segunda categoria, mas tinha amor no coração daquele homem pelo servo, ele era solidário com a causa dele.
            O que esse Centurião fez foi levar a causa do servo, até Jesus. Ele foi um intercessor, alguém que leva até Deus as causas de alguém que está sofrendo, ou precisando de uma resposta, uma intervenção divina. Como é bom sabermos que temos pessoas que fazem isso por nós, mas melhor ainda é quando nós fazemos isso pelos outros, pois quando intercedemos por alguém, alguém intercede por nós. Um coração que se preocupa com o próximo, e leva suas necessidades ao trono de Deus, eu creio que isso impressiona o Senhor e toca o coração do Pai.
2 – Disposição de Ouvir e Crer.
V-3 Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.”
            Aquele homem tinha disposição para OUVIR e CRER. Veja que interessante, o Centurião ouviu falar de Jesus. Ele não conhecia Jesus, ele nunca havia visto Jesus, nunca havia falado com Jesus, e nem se sentia digno de procura-lo, mas ele ouviu e creu Jesus.
            A palavra de Deus diz que a fé vem pelo OUVIR a palavra de Deus. O Centurião romano tinha uma fé admirável, porque ouviu falar de Jesus, ouviu sobre as curas, os sinais, os prodígios as maravilhas, ouviu a palavra, o evangelho que Jesus pregava.
            Lucas 5:15 diz “A sua fama, porém, se propagava ainda mais; e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo, e para serem por ele curadas de suas enfermidades.”
            Precisamos tornar Jesus mais famoso, mais conhecido. Como? Falando para que pessoas como o Centurião possam Ouvir e Crer. Não é sobre o seu pastor, não é sobre a sua igreja, mas é sobre Jesus. A célula serve exatamente para isso, por isso insisto em que as células aconteçam e que novas células se abram, para que mais e mais pessoas possam OUVIR e tenham a oportunidade de CRER em Jesus e tenha sua vida transformada.
3 – Amizades abençoadoras
V – 3 a 5 Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Estes, aproximando-se de Jesus, lhe pediram com insistência: — Ele merece a sua ajuda, porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo construiu a nossa sinagoga”
            Esse Centurião romano investiu em amizade, em relacionamentos, e veja o nível desses relacionamentos, a ponto dos líderes religiosos judeus, intercederem pelo Centurião, e a palavra diz que eles foram insistentes.
            Veja esses líderes não intercederam pelo servo que estava morrendo, mas pediram que Jesus fosse curar o servo, pelo Centurião. A amizade era tão forte que eles dizem que aquele Centurião merecia, porque era amigo (e não inimigo) do povo, e que ele mesmo construiu a sinagoga.
            O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17
            Wow que tremendo isso. Como é bom contar com amigos, pessoas que estão ao seu lado prontos para lhe ajudar quando você precisa, pessoas que intercedem a Deus em seu favor e que na hora da angustia, clama a Deus e diz ele(a) merece que o Senhor faça isso (mesmo sabendo que não somos merecedores).
            Você tem amigos? Invista nas amizades abençoadas, seja também esse bom amigo. Amizade é uma semeadura.
4 – Quebrantamento de Coração
V – 6 e 7 Então Jesus foi com eles. Quando Jesus já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe alguns amigos, dizendo: — Senhor, não se incomode, porque não sou digno de recebê-lo em minha casa. Por isso, não me julguei digno de ir falar pessoalmente com o senhor; porém diga uma palavra, e o meu servo será curado.
            Aquele Centurião realmente sabia quem era Jesus, e verdadeiramente sabia quem ele era. Apesar dos amigos dizerem para Jesus que ele era merecedor, “gente boa”, o Centurião sabia que ele não era digno, ISSO É HUMILDADE.
            Ser humilde é considerar o outro maior que você mesmo, e a fé que o Centurião tinha em Jesus, fez com que ele tivesse esse coração quebrantado e dessa forma, com humildade, não com arrogância, reconheceu sua indignidade e autoridade de Jesus.
5 – Fé e autoridade
V – 8 “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: “Vá”, e ele vai; e a outro: “Venha”, e ele vem; e ao meu servo: “Faça isto”, e ele o faz.”
            Humanamente falando, quem tinha mais autoridade nessa relação? Jesus, um judeu simples, ou um Centurião romano, que tinha sob suas ordens uma tropa com 80 homens? Mas aquele homem conhecia sobre autoridade, ele sabia que autoridade se conquista, se constrói, não se impõe, porque possivelmente ele mesmo chegou ao posto de Centurião por méritos, porque construiu isso ao longo da carreira militar.
            A fé do Centurião estava baseada na autoridade. Tudo o que ele ouviu falar de Jesus, construiu essa autoridade. Jesus falava e as coisas aconteciam, Ele tinha autoridade sobre tudo, sobre enfermidades, sobre demônios. E ele se submeteu a autoridade de Jesus, porque ele sabia que não poderia resistir a essa autoridade.
            Tudo começa quando entendemos essa autoridade, e aceitamos Jesus como Senhor e salvador, e nos colocamos debaixo dessa autoridade, e deixamos Ele fazer tudo o que Ele quiser na nossa vida.
            Diante da autoridade não resistimos, obedecemos. Tiago 4:7 diz “Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”  E veja como termina essa história.
V – 9 – 10 “Ao ouvir estas palavras, Jesus ficou admirado com aquele homem e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: — Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta. E, quando os que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o servo curado.”


Deus lhe abençoe
Pr. Kleber Jacinto (seu servo)

Nenhum comentário: