AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 14 de maio de 2019

O Deus que é bom.


Texto Base: Lucas 18:18 e 19
18 Certo homem de destaque perguntou a Jesus: — Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 19 Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.”
JESUS ERA OU NÃO BOM PARA O HOMEM?
Ao lermos estes dois versículos encontramos aqui parte de uma história que é relatada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Com nuances e informações em cada um deles, podemos traçar um perfil deste homem que fez um questionamento a Jesus.
Nestes livros o que se apresenta em geral é a denominada a história do “jovem rico”. Todos os evangelhos nos dizem que era rico porque este é o motivo central do relato. Mas Mateus é o único que diz que era jovem e Lucas é o único que diz que era homem de posição.
A pergunta é antecedida por uma afirmação: “Bom Mestre” e Jesus deixa claro que somente um deveria ser considerado bom, no caso Deus.
Este homem distinto se dirigiu a Jesus em uma forma que, para um judeu, não tinha igual. Em toda a literatura religiosa judaica não se menciona a nenhum rabino que tenha sido tratado de "Bom Mestre". Os rabinos diziam que "não há bom fora da lei".
Essa forma de dirigir-se a Jesus tinha sabor de adulação insincera. De modo que Jesus começou dirigindo seus pensamentos a Deus. Jesus estava sempre seguro de que seu poder e sua mensagem vinham de Deus.
É indiscutível que este homem importante era um homem de bons modos, como o próprio relato deste capitulo aponta, mas no íntimo de seu coração e sua alma sentia que em sua vida faltava algo ele pensava ter encontrado este algo em Jesus.
Mas Jesus era bom, porque Ele era o Deus encarnado, entretanto como Ele abriu mão de sua Glória devolveu a Deus a Glória que era devida. Aqui estamos falando de algo eterno e sem fim que é: Deus é bom em todo tempo e em todo o tempo Deus é bom!
ATÉ QUE PONTO QUEREMOS A BONDADE?
Aquele jovem e rico aristocrata que cai aos pés do profeta de Nazaré e estava a ponto de converter-se em um seguidor de Cristo. "Bom Mestre!" começou a dizer. Imediatamente Jesus respondeu como algo do tipo: "Nada de adulações! Não me chame bom! Reserva essa palavra para Deus!" – Jesus continuaria sendo bom, ou o jovem já tinha mudado de ideia neste primeiro confronto?
Aqui encontramos uma lição. É evidente que este homem se aproximou do Jesus movido por um arroubo de emoção violenta. Também é evidente que Jesus, exercia uma fascinação pessoal sobre ele. Jesus fez duas coisas que todo cristão que deseja evangelizar deve fazer:
- EM PRIMEIRO LUGAR "Detenha-se e reflita! Está embargado e palpitante pela emoção. Não quero o que você se aproxime de mim em um arroubo apaixonado. Pense com calma o que faz." Jesus não o estava paralisando. Dizia-lhe, desde o começo, que calculasse o preço de sua ação.
- EM SEGUNDO LUGAR, Jesus disse o seguinte: "Você não pode se converter em cristão por uma paixão sentimental por mim. Deve olhar para Deus.". Muitas vezes somos impactados pela palavra de alguém e miramos nesta pessoa pelo bom que esta pessoa pode representar, entretanto devemos lembrar sempre que esta pessoa deve estar apontando para algo muito superior que é Deus.
Se somos de Cristo, feitos filhos de Deus, a saber pela graça da obra de Salvação feita na Cruz, então o algo de bom não é nosso vem de Deus. Se vem dEle a bondade de que mostramos, a glória deve ser dada ao único que independente das circunstancia e tempos É BOM, neste caso a Deus. É para isto que Jesus indicava para aquele jovem homem e nos mostra para nós nos dias de hoje.
65 Tens sido bom para o teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra. 66 Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos. 67 Antes de ser afligido, eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra. 68 Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.” – Salmos 119:65 a 68
Quando entendemos que Deus é bom em todo tempo, tudo fará sentido e apontará para a bondade de Deus. Somente desta forma mesmo quando somos corrigidos Deus é bom, mesmo quando somos abençoados Ele continua sendo bom! Deus é bom independente do que sinto e do que espero dEle porque Ele É Bom e isto por si só basta.
SOMENTE GUARDAR OS MANDAMENTOS NÃO É SUFICIENTE
Ao lermos os seis versículos do texto de Lucas 18, encontramos mais detalhes desta história que por sinal mostra de forma clara e objetiva verdade essencial do cristianismo de que a vida respeitável não é suficiente. Jesus citou os mandamentos que eram a base de uma vida decente e respeitável. O homem afirmou sem titubear que os tinha guardado a todos. Mas somente a reponsabilidade Moral não basta!
A resposta do foi: "Nunca em minha vida fiz mal a ninguém." Isso estava certo. Mas a verdadeira pergunta é: "Que bem tem feito?" E a pergunta no caso a este homem era ainda mais aguda: "Com todas suas posses, com suas riquezas, com tudo o que tivesse podido dar a outros, que bem positivo tem feito a seu próximo? Até que ponto você se esforçou para ajudar, consolar e fortalecer a outros na medida em que poderia tê-lo feito?"
O cristianismo consiste em fazer coisas. Ali era justamente onde este homem, e muitos de nós, falhava. Jesus aponta para o amor como a chave para uma vida plena para herdar a vida eterna!
Não basta entender sobre o amor é necessário exercita-lo! Fé e obras andam juntos.
O DEUS QUE É BOM NOS DESAFIA A AMÁ-LO
Jesus confrontou este homem com um desafio. "Saia desta respeitabilidade moral. Pare de ver a bondade como algo que consiste em não fazer coisas. Tome a si mesmo, tome tudo o que tem e se entregue, você e suas posses, a outros. Então encontrará a verdadeira felicidade no tempo e na eternidade." E o homem não pôde fazê-lo. Tinha grandes posses e nunca tinha pensado em abandonar e quando lhe foi sugerido que o fizesse não pôde.
Pelas circunstancias e respeitabilidade podemos tirar como certo que jamais ele tinha roubado e nunca tinha defraudado a ninguém, mas tampouco tinha sido e nem podia forçar-se em ser positiva e sacrificialmente generoso. Pode ser respeitável, não tirando nada de ninguém.
O cristão é chamado a dar tudo a alguém. Em realidade, Jesus confrontou este homem com uma pergunta básica e fundamental: "Até que ponto você deseja o verdadeiro cristianismo? Deseja-o até o ponto de abandonar suas posses?" E o homem teve que responder: "Desejo-o, mas não até esse ponto." O cerne deste desafio está em questionar o que de mais importante tem o homem e se ele está disposto a abrir mão disto para seguir a Jesus.
COMO SABEMOS QUE ALGO É BOM?
Quando acaba!
Sim a resposta é bem simples para esta pergunta, o início e o meio podem parecer ser algo bom, mas é no final onde podemos determinar se algo realmente é bom.
A história do “Jovem Rico” nos aponta que não foi boa para ele, mas foi excelente para nós, uma lição de como devemos entender como Deus é bom em todo o tempo, Seus planos e propósitos para nossas vidas requerem de nós que tenhamos uma jornada com um final de êxito, tanto Mateus, quando Marcos e Lucas também mostram que este ensinamento:
Mateus 16:26 “De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma?”
Jesus é bom, mas Ele completa a obra da sua vida entregando-se na Cruz para que houvesse remissão dos pecados de uma única vez, libertação da morte eterna e voltarmos a ter comunhão com Deus nos tornando seus filhos!
O início e meio são preenchidos por situações que as vezes não são tão bons mas o final este deve ser bom para que o todo seja bom. Para onde vai você ao final dos seus dias, ao final da sua obra?
Paulo dirigindo-se a Timóteo nos mostra como deve ser bom final: “6 Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” 2 Timóteo 4:6 a 8
Meus irmãos ainda há tempo para nós tomarmos uma decisão, tome a boa decisão de seguir a Jesus e o que ele tem para sua vida!
Deus os abençoe,
Pr. Luis Santana

Nenhum comentário: