AVISOS da SEMANA


Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

20/10 – sex – 20h – RCA – Rede de Casais

21/10 – sáb – 18h – Aniversário Igreja Águas Sede

22/10 – dom – 10h e 18h – Celebração de SUCOT e teatro

28/10 – sáb – 19h30 – RJA Rede de Jovens – Sorvete

29/10 – dom – 18h – Batismo nas águas.

04/11 – sáb – 19h30 – RJA Rede JUMP Vigília no monte.

17/11 – sex – 20h – RCA - Rede Casais

18/11 – sáb – 10h – Capacitação diaconal

18/11 – sáb – 18h – RAD Intensivão

25/11 – sáb – 19h30 – RJA Jump – Noite black

26/11 – dom – 10h e 18h – RIA apresentação

29/11 – qua – 20h – Noite do Empreendedor

30/11 – qui – 20h – Apresentação Teatro

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sábado, 24 de janeiro de 2015

Dicas de vídeos aos empreendedores

Bel Pesce e estrelas de tutoriais em vídeo dão dicas grátis para o sucesso

Afonso Ferreira e Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo 

 Ouvir o texto
0:00

No mar de vídeos do YouTube, os empreendedores encontram ensinamentos valiosos sobre como transformar uma boa ideia em negócio, definir objetivos, administrar crescimento e até contratar funcionários. São tutoriais que podem ser acessados gratuitamente em canais que, de tão visitados, transformaram muitos de seus criadores em estrelas do mundo virtual.

Os vídeos do canal FazInova, site de cursos da empreendedora Bel Pesce, a menina que conquistou o Vale do Silício, por exemplo, ou do canal Geração de Valor, do empresário Flávio Augusto, fundador da escola de inglês Wise UP, oferecem dicas ao empreendedor sobre diversos temas, desde os primeiros passos para planejar uma empresa, até momentos mais complexos, quando o negócio já está em operação. 

A pedido do UOL, eles e mais quatro especialistas famosos no YouTube selecionaram dicas que consideram fundamentais aos empreendedores e que já foram abordadas em seus vídeos. Veja abaixo produções feitas por eles com dicas desde o momento inicial de uma empresa até seu gerenciamento:

PROF. SERGIO SELOTI JR: DEIXE AS DESCULPAS E PARTA PARA A AÇÃO

O ponto principal para ter sucesso nos negócios, segundo Sergio Seloti Jr, consultor empresarial e professor de empreendedorismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, é partir para a ação. Para ele, de nada vale uma boa ideia sem ação. Por isso recomenda deixar as desculpas de lado para empreender.

"As pessoas estão sempre dando desculpas para não fazer acontecer. Dizem que não têm dinheiro, que não conhecem as pessoas certas, mas é preciso correr atrás. Uma ideia apenas não vale nada, o que importa é fazer. É isso o que diferencia os grandes empresários", diz.

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/profsergiojr. Para o empreendedor iniciante, ele fez uma série de vídeos chamada "Business Model Canvas", que ensina a formatar um modelo de negócios.

SEIITI ARATA: DEFINA METAS REALISTAS E AVANCE AOS POUCOS

Frustrar-se quando algo não sai como o esperado é comum na vida do empreendedor. Para superar esses momentos, Seiiti Arata, fundador da plataforma de cursos Arata Academy, recomenda definir objetivos realistas e progredir um passo de cada vez.

"Se eu quero aprender a cozinhar, eu vou pegar o que é mais simples, eu vou aprender a fazer omelete. A maneira de não deixar a frustração vencer é definir objetivos realistas, mais fáceis de serem concluídos, e avançar um passinho de cada vez", afirma.

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/arataacademy. Para empreendedores iniciantes, há vídeos motivacionais e com dicas sobre planejamento. Em um subcanal, o Empredig, Arata fala de assuntos voltados a quem já tem um negócio, como liderança e vendas.

RAFAELA CAPPAI: DÊ UMA 'AMOSTRA GRÁTIS' PARA CRIAR PÚBLICO

Para Rafaela Cappai, fundadora da Espaçonave, que oferece oficinas e consultoria para pequenos negócios criativos, dar uma "amostra grátis" do seu produto ou serviço pode ajudar a conquistar novos clientes. Ela diz que o empreendedor precisa dominar os assuntos que cercam seu negócio e ser uma fonte de informação e inspiração para o potencial cliente, estando sempre disposto a servir e a facilitar a vida dele.

"Isso cria relacionamento entre vocês e, quando ele for consumir de fato, adivinha quem irá escolher? Por isso, não hesite em compartilhar parte de seus conhecimentos, guiando o seu cliente, mesmo quando ainda não há dinheiro envolvido. Fazendo isso você está investindo em você, na sua marca e no relacionamento com seus atuais e futuros clientes", afirma. 

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/aespaconave. Para empreendedores iniciantes e já atuantes, ela criou vídeos que ensinam a tirar projetos do papel, encontrar um diferencial e estabelecer um preço para o serviço. 

CONRADO ADOLPHO: MANTENHA BOA RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA

Para Conrado Adolpho, especialista em marketing digital e consultor de empresas, o empreendedor não deve confundir concorrente com inimigo pessoal. De acordo com ele, é importante manter boas relações com a concorrência pois, em um futuro próximo, as empresas podem se tornar parceiras para abrir mercado ou vender produtos complementares.

"Não ter concorrente é o preocupante. Pode significar que o mercado é ruim, ninguém quer entrar nele e só você não percebeu ainda", declara.

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/ConradoAdolpho. Embora traga dicas que podem ser usadas por todos os empreendedores, muitos de seus vídeos são dedicados aos negócios digitais. Um deles, de três horas, mostra 5 etapas para empreender na área. 

FLÁVIO AUGUSTO: CRESCER DÓI, MAS VALE A PENA

Flávio Augusto, fundador da escola de inglês Wise Up e do projeto Geração de Valor, de formação empreendedora, diz que crescer dói, pois nos tira da zona de conforto e nos apresenta a novos desafios.

"Crescer dói, gera desconforto, mas vale a pena, porque lá na frente você vai desfrutar daquilo a que se dedicou. Todo mundo sente medo, é da natureza humana, a questão é enfrentá-lo, e não se acovardar. Quem tem medo de perder nunca ganha", declara.

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/GeracaodeValor. Para empreendedores iniciantes ou público em geral, seu canal traz mensagens motivacionais e também entrevistas com empresários de sucesso.

BEL PESCE: NÃO TENHA PRESSA AO RECRUTAR UM FUNCIONÁRIO

A empreendedora Bel Pesce, fundadora do site de cursos FazInova, recomenda não ter pressa durante o processo de recrutamento de um funcionário. Segundo ela, é muito importante ter uma pessoa competente e alinhada com a cultura da empresa.

Da mesma forma, não dá para descrever o mal que uma pessoa descompromissada causa ao negócio. "Demore o tempo que for necessário para ter certeza de que aquela pessoa é a que você quer na sua 'família', na sua empresa", diz.

Canal no YouTube: www.youtube.com/user/CanalFazINOVA. Para empreendedores iniciantes e avançados, o canal tem cursos completos sobre diversos temas relacionados a negócios. 

 Ouvir o texto
0:00

Veja também

    Nenhum comentário: