AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Os dons do Espírito Santo

“Ora, há diversidade (diferente) de dons, mas o Espírito é o mesmo.E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.E há diversidade de operações (formas de atuação), mas é o mesmo Deus que opera(efetua) tudo em todos.Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil(visando o bem em comum). Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da conhecimento (ciência);E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.1 Coríntios 12:4-10

Introdução:
Deus opera Sua vontade por meio de Seu povo de muitas maneiras. Ninguém foi colocado no corpo para ser igual a outro membro nem para exercer a mesma função. É para todos.
Embora as pessoas recebam dons diferentes, Deus e Sua obra estão unidos.
Como lemos em 1 Coríntios 12:8-10, são nove os donsdo Espirito Santo.
 Vamos mergulhar um pouco para entendermos como adquiri-los e suas finalidades:

1)     Como alcança-los?
Os dons do Espírito são distribuídos entre os santos, de acordo com dois pontosprincipais: a busca individuale a vontade de Deusvejam:

              Busca individual  "Entretanto,procurai, com zelo, os melhores donse eu vos mostrarei um caminho mais excelente". 1 Coríntios 12:31"Assim, também vós, vistoque desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja" 1 Coríntios 14:12.

             Vontade de DeusDeus também deu testemunho da salvação por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos de acordo com a Sua vontade.” Hebreus 2:4
"Por isso, diz: Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiroe concedeu dons aos homens" Ef 4:8.
A obra de Jesus por nós foi tamanha que, além de nos livrar do pecado e do cativeiro da morte, Jesus ainda nos concedeu dons através do Espírito Santo. Os dons espirituais são as manifestações práticas do mover do Espírito Santo.Quando nos achegamos a Deus e nos comprometemos em cumprir a Sua vontade, Deus nos concede habilidades às quais usaremos para cooperar na edificação da Igreja.

2)     Quais são e como funciona: 
“A cada um para o que for útil”, expressa o principal ensino de Paulo sobre a obra do Espírito. O cristão é um veículo por meio do qual Deus opera a fortificação e unidade, o que eu tenho junto com o que você tem, possa se complementar e suprir a necessidade de todos.
Estudando uma maneira mas clara e resumida, aproveito o ensino do Pr. Luciano Subirá, quando divide em três categorias os 9 dons do Espirito Santo, por semelhanças de manifestação: dons de revelaçãodons de podere dons de manifestações verbais, vejamos:

1)     Dons de revelaçãocategoria onde se reuniPalavra da sabedoria,Palavra de conhecimentodiscernimento de espirito: eles funcionam de uma forma muito parecida. 
Deus nos comunica algo a respeito da pessoa. eles se revela de duas formas, testemunho interior( conversão... eu percebo, eu sinto..) revelação em visão, em sonho, são como eles se manifestam.

. Palavra da sabedoriarevelação seguida de conselho: está mais atrelada ao futuro.Exemplo: José- explica revelação do sonho e como solucionar, o conselho.Deus não informa o que vai acontecer meramente por informar, Ele faz isso com um proposito bem especifico que é trabalhar uma instrução.Éuma palavra que vem carregada de vida, autoridade e poder, conforme falava Jesus.  Um dos personagens bíblicos que possuía este dom era Estevão."E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos...e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria,e ao Espírito com que falava” Atos 6:8-10. O ponto central deste versículo é entender que Estevão não se movia apenas baseado na sabedoria, mas na revelação através do Espírito Santo. Este equilíbrio é necessário para que este dom seja manifesto.
-Palavra de conhecimento quem recebe este dom possui uma habilidade muito peculiar de receber uma mensagem espiritual, uma informação que eu tenho que deduzir ( se Deus nos mostra uma enfermidade no seu corpo, vou deduzir que tenho que orar),que vem carregada de um conhecimento específico, revelação, porém, diferente da palavra de sabedoria é uma revelação sem o conselhoEstá mais atrelada ao passado e ao presenteNa prática, esta informação normalmente é direcionada a alguma pessoa ou situação específica no meio da Igreja e busca alcançar a vontade plena do Senhor referente a este assunto específico.


-Discernimento de espíritos, é distinto, pq é uma capacidade de perceber um mundo ou a realidade dos espíritos, não é só para perceber demônios, para libertação, mas também toda visão de anjos na bíblia e Jesus ressuscitado na bíblia é discernimento de espirito, capacidade de perceber a realidade do mundo espiritual que não seria percebido pelos sentidos.
2)     Dons de poder
,não é a fé que todos tem, operação de milagresdons de cura(do espírito, corpoe da alma)
- Dons de cura, conhecemos como o próprio nome já nos diz, milagres de cura e todos os outros milagres não cura, se subdividem entre esses dois dons: Fé e operação de milagres. Exemplo multiplicação dos pães e peixes é milagre e não cura.
- Féé a capacidade de crer que Deus é capaz de feitos extraordinários. Hebreus capítulo 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento. Se a fé vem pelo ouvir a palavra revelada de Deus, então precisamos conhecer a palavra de Deus, antes de mais nada. Veja Paulo, João ou Pedro. Todos eles tinham muitos dons e eram, igualmente, conhecedores da palavra de DeusConforme cita o texto de Hebreus, a fé é o firme fundamento. Quando falamos acerca do Dom da Fé, também podemos dizer que este dom é um dom fundamental.A fé, quando se junta a outros dons, é poderosa para realizar grandes coisas.Possuir o dom da Operação de Milagres ou o Dom de Curar, se não tiverem fé, como poderão colocar em prática o seu dom? O Dom da Fé é maravilhoso! Ele retira todos os limites que conhecemos e nos permite realizar muitas coisas através do mover maravilhoso do Espírito Santo. Neste texto de Marcos 9:23 Jesus diz que "Tudo é possível ao que crê" , e certamente é Dom da fé, é um dom passivo,ele recebe,já o 
- Operação de milagres é ativo ela produz isso na vida do outro. “Daniel na cova dos leões...” , Sedraque, Mesaque e Abdinego...Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.”Daniel 3:17
Diferença do dom da fé, o dom de milagres me leva a receber um milagre, mas o proposito não sou eu, essa intervenção  me coloca em evidencia, e promove o Reino de Deus. “O rei ver que eles saíram sem queimar um fio de cabelo...”esse Deus será temido,,, o proposito do milagre que eles receberam não era apenas livra-los mas promover a Deus...resultado, o Rei baixa o decreto sobre o Deus de Daniel, que a ele deveria ser dirigido as suplicas... Dom da fé não é para o meu beneficio, mas, para beneficiar o Reino de Deus, já a operação de milagres, exemplo: Josué parando sol e Lua, é um sinal para os outros sem que nos envolva.

3)     Dons, manifestações verbais:
-Profecia fala por inspiração, parceria entre Deus e o homem. Ele nos inspira, agente coopera. A profecia não foi dada para dirigir a vida de ninguém. Romanos 8:14“Os que são guiados pelo espirito de Deus são guiados por Deus”. Profecia vem como uma confirmação. Proposito da profecia1 Coríntios 14:3“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.” Fortalecimento.

-A variedade de línguas, faz menção à capacidade de o indivíduo falar várias línguas que jamais estudou. “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.1 Coríntios 14.2

-A interpretação de línguasé a capacidade de explicar ou interpretar as línguas faladas na congregação, para que todo o grupo de cristãos possa beneficiar-se com a oração feita ( 1 Coríntios 14-16) por quem fala em línguas.”Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.”1 Coríntios 14-13

"[...] quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação" 1 Coríntios 14:15.
 Portanto aquele que fala em outras línguas, que busque também o dom de interpretá-laspara que a Igreja seja edificada.


Conclusão:

O direcionamento de buscar com zelo o melhor dom deve também guiar todos os nossos atos quando recebemos um dom espiritual de Deus. Apesar de possuir os dons, temos que confiar a Deusa capacidade e a decisão na hora de realizar qualquer coisa. Devemos nos lembrar de que Ele é O cabeça e nós o seu corpo. Assim, Ele é quem deve guiar e dirigir todos os atos da nossa vida.
 O Espírito é o mesmo [...] o Senhor é o mesmo [...] o mesmo Deus. 

Lembrando sempre da finalidade desses dons, para o que for útil, visando o bem em comum:fortalecer, abençoar e exaltar o nome do Senhor.
"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus" .
Atos 3:6-8.


Miss. Ioná Ramos - igreja Aguas Mooca 

Nenhum comentário: