AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Prepare o caminho do Senhor – na adoração.

“Mas vem a hora – e já chegou – que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24
Introdução
Talvez o que eu vou lhe dizer agora possa causar estranheza, mas tenha calma, você irá entender. Quando falamos em adoração, logo nos lembramos de música, pois assim fomos ensinados, que aquele momento do culto em que cantamos e dançamos ao Senhor, aquele é o momento da adoração.
Quando me converti falávamos que musica de adoração eram as musicas mais lentas e as mais rápidas chamávamos de louvor. Porém logo fomos ampliando o nosso entendimento, e aprendemos que tudo é adoração, música rápida ou lenta, não importa tudo é adoração.
Na verdade, a música, é uma das ferramentas poderosa para nos levar a adorar ao Rei, quer dizer a música é uma das formas de se adorar a Deus, pois a música é como uma oferta a Ele.
Existem várias definições para adoração, e todas as quais eu ouvi não estão erradas, quando essas definições se juntam, formam um todo. Para mim, a melhor a melhor definição de adoração é Jesus sendo o centro de tudo, pois tudo vem dEle, tudo é para Ele. Quando adoramos a Deus, estamos declarando que Jesus é o centro da nossa vida, da nossa casa, da nossa igreja. Quando nossa adoração é direcionada ao Senhor, estamos entronizando a Jesus, o Rei, e declarando que ele tem o governo de todas as coisas.
Hoje em dia, temos o entendimento de que a adoração não acontece somente na igreja, no culto, no momento em que músicas são executadas, mas sabemos que a adoração a Deus vai muito além de música, muito além do culto. Hoje entendemos que podemos adorar a Deus o tempo todo, ou seja, com música, no culto, mas também e principalmente com a nossa vida, com tudo o que somos e temos, no nosso dia-a-dia, com nossas finanças, com nossa casa, carro, no trabalho, com nossos sentimentos, com nossa boca (não só o que cantamos ou falamos para Deus, mas para os outros), o que ouvimos etc.
Significado de Adoração:
No grego – Proskuneo
No hebraico – Shachah
Tanto no grego, quanto no hebraico, ambas as palavras tem o mesmo significado que PROSTRAR-SE.
A princípio, você pode associar proskruneo à posição de se prostrar com o seu corpo, mas a adoração, o prostrar-se a Deus vai além de uma posição, atinge a alma e o espírito.
Não sei se Davi tinha esse entendimento, mas vemos nos Salmos, ele dando ordens à sua própria alma, por exemplo, no Salmo 42:4 “Por que você está abatida ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei a ele, meu auxílio e Deus meu.” Ele estava dizendo aos seus pensamentos, sentimentos e vontade, PROSKUNEO, prostre-se, submeta-se a Deus, talvez você, alma, não queira adora-Lo, mas te dou uma ordem PROSKUNEO, prostre-se, submeta-se.
Proskuneo vai além de prostrar-se, mas submeter tudo o que você é, e tudo o que você tem e faz a Deus. Proskuneo é um princípio de adoração, e quando tivermos o pleno entendimento disso a nossa adoração será cada vez mais completa, pois estamos submetendo tudo a Deus, nossa voz, nossa música, nossas ofertas, nossas casas, a forma como nos vestimos, como falamos às palavras que usamos, o nosso humor, o horário que chegamos ao culto, etc.
Proskuneo é tão importante em na vida de um cristão, que em Mateus 4:9, quando o diabo tentou Jesus no deserto, o inimigo tentou fazer com que Jesus se prostrasse e submetesse a ele dizendo “...tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.” O diabo sabia da importância e do significado de alguém se prostrar, pois ele antes de ser quem é hoje, era um músico, um maestro no céu que comandava toda a adoração a Deus, Ben Shachah, o filho da honra. Mas Jesus, que conhecia os intentos de Satanás, responde “Vá embora Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus e preste culto somente a Ele”. (v 10).
A palavra grega para culto é “Latrio” ou “Latreia” que significa serviço, então dentro desse entendimento a resposta de Jesus ao diabo foi “Prostre-se, submeta-se ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a Ele”, Então quando você serve a Deus você está cultuando a Ele, logo, você está adorando. PROSKUNEO.
Veja a amplitude que a partir de agora toma a sua adoração a Deus. Como já disse adoração não é só música, mas é tudo o que se refere ao servir a Deus, seja aqui na igreja, ou na sua casa, no cuidado com sua família, na forma você os trata, como você cria seus filhos, PROSKUNEO.
Cumprindo proskuneo, Jesus se torna o centro da sua vida, o centro da sua adoração, Ele passa ser entronizado e a ter o governo de tudo em suas mãos, porque você está PROSKUNEO, prostrado, submisso e servindo.
Adoração é uma reação
Ninguém se prostra ou se submete a quem não conhece, por isso que a adoração é uma reação, uma resposta sua a algo que veio até você.
Antes de você se converter, você adorava a Deus? Não, claro, porque você não o conhecia, não sabia quem Ele era, não tinha contato com sua presença, com a sua glória, e por isso não o adorava. Talvez você fosse como Jó, que O conhecia de ouvir falar, e claro não O adorava, ou entregava uma adoração rala de qualquer jeito, mas quando você passa a conhecer Jesus de verdade, a ter um relacionamento com Ele, aí sim você se submete. Deus nos amou primeiro, e quando conhecemos esse amor, o adoramos.
Você já viu um novo convertido na igreja? Talvez você mesmo. Ele se sente desconfortável com a atmosfera de adoração, porque ainda não teve a revelação completa de quem é Jesus, mas aos poucos, à medida que ele vai frequentando as células e os cultos, e vendo o agir de Deus na vida dele e de outras pessoas, Ele se rende à adoração.
João capitulo 4 nos traz exatamente esse relato, de uma mulher que não conhecia a Jesus, não sabia a quem, como ou onde adorar, mas depois que recebe a revelação Messiânica de Yeshuah ela PROKUNEO.
Jesus encontra-se com a mulher samaritana no monte Gerizim, onde estava localizado o poço de Jacó, e Jesus pede para que ela lhe sirva um pouco de água (v 7). A primeira reação da mulher foi de espanto e de aspereza, ela disse você é judeu e eu sou samaritana, não podemos conversar (v 9).
Em seguida o dialogo prossegue e Jesus vai se apresentando, aos poucos vai se revelando àquela mulher (v 10), mas ela ainda desconfiada, apresenta seus argumentos, na tentativa de conhecer Jesus, de saber quem realmente Ele era para lhe servir a água que pediu, ou se estava armando uma arapuca para poder apedreja-la, acusando-a de heresia (v 11-12).  A conversa prossegue, Jesus diz que Ele tinha a melhor água para lhe servir, a água da vida, que caso ela bebesse nunca mais teria sede, então como um profeta, confronta aquela mulher com seus pecados, e ela começa a se desarmar.
Então Jesus começa a falar com a mulher samaritana sobre adoração, e Ele diz “vocês adoram o que não conhecem, mas nós adoramos a quem conhecemos.” (v 21 e 22). E diz que a verdadeira adoração não precisa de um lugar certo para acontecer, mas que ela deve ser em espírito e em verdade (proskuneo), corpo, alma e espírito se prostrando, se submetendo e Latreia, servindo, cultuando a Deus, não importando o lugar.
O nosso espírito conectado, e prostrado ao Espírito Santo de Deus, aquele que nos ensina toda a verdade, e nos dá a revelação correta de quem é Jesus.
Veja que a mulher samaritana tinha o conhecimento litúrgico, do jeito dela, mas ela sabia que tinha que adorar a Deus, e que o Messias viria, mas o que ela não tinha era a revelação completa de Jesus. Alguém que não iria apenas matar sua sede, mas que era o Salvador do mundo.
A partir daí a mulher não apenas PROSKUNEO, mas agora ela LATREIA (o serve) e vai até sua cidade e trás uma multidão de gente para também conhecer Jesus que fica ali por dois dias, deixando-se conhecer, trazendo a revelação de quem Ele era (v 41). A Bíblia diz que muitos creram em Jesus por causa da mulher, mas depois que o conheceram, verdadeiramente eles PROSKUNEO, prostraram-se e submeteram-se (v 42).
A multidão virá quando a adoração tomar um sentido mais amplo na sua vida, e nessa igreja. Preparar o caminho do Senhor na adoração fala de adorarmos a quem conhecermos a quem temos a verdadeira revelação. Preparar o caminho do Senhor na adoração fala de adorarmos da maneira correta, prostrando-se e submetendo-se em espírito, alma e corpo, para servi-lo e cultua-lo com excelência.
Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto

Nenhum comentário: