AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

21 a 28/08 – 1a. Viagem missionária Haiti (inscr. M.Ioná)

23/08 - qui - 20h - Teatro no culto

31/08 - sex - 20h - RCA - Rede de Casais

15/09 - sáb - 10h - Capacitação Diaconal

01/09 - sáb - 9h - Seminário de Dança

15/09 - sáb - 10h - RIA Treinamento da equipe

17/09 - seg - 20h - Noite do Empreendedor

21 a 23/09 - Encontro com Deus e Encontro de Santidade (R$ 175,00 - inscrições Dca. Eliane)

28/09 - sex - 20h - RCA Rede de Casais

06/10 - sáb - 19h30 - 16o. Aniversário Ig. Águas Mooca e Celebração de Festa de Tabernáculos

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

As Marcas de Deus para o Avanço – Caráter

Versículo Chave: “Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.” Êxodo 18:21

Moisés procurava homens que tivessem as seguintes marcas ou imagens: capacidade, honestidade, temor ao Senhor, conduta irrepreensível, generosidade, liberalidade. Tais homens assumiriam a liderança de equipes.
Deus deseja formar Sua imagem e a natureza de Jesus Cristo dentro de cada cristão. Através dos desafios, das pressões, dos conflitos, das provas, o nosso caráter é provado e tratado. Há algumas marcas e imagens que devem ser impressas em nós para que tenhamos o caráter de Cristo
Falar de caráter cristão é um tema delicado. Todos nós estamos na caminhada em busca de um caráter irrepreensível, e desenvolver isso em nós exige um esforço contínuo. Porém, se não desanimarmos na caminhada, alcançaremos os resultados.

MAS O QUE É CARÁTER?
A palavra caráter tem origem em uma palavra em latim que significa “marca”, ou “qualidade distintiva”. O nosso caráter é o que nos marca, define e identifica.
Pense um pouco nessas perguntas e as responda para si mesmo:
     Que qualidades me identificam? Elas são positivas ou negativas?
     Quais marcas tenho deixado por onde passo?
     Quando as pessoas ouvem meu nome, o que podem pensar?
     Quando seus valores, princípios são testados, você mantém o caráter?
     Diante das pressões da vida, como você se comporta?
O filósofo grego Heráclito disse: “O caráter de um homem é o seu destino”. Percebemos então que o maior obstáculo para o sucesso de alguém é a falha de caráter.
Caráter são valores e princípios eternos com os quais alguém se compromete e que se manifestam em sua vida como conduta e ética. O bom caráter é como um sistema de segurança pessoal para a nossa vida que nos protege.
Não importa o tipo de pessoa que você é agora ou o alcance de sua influência: você enfrenta tentações pessoais, desafios e pressões como qualquer um. E apenas um caráter fundamentado irá sustentá-lo.
Observe estas citações:
“Caráter é mais fácil de manter do que recuperar” – Thomais Paine
“Personalidade pode abrir portas, mas apenas caráter pode mantê-las abertas” – Elmer G. Leterman
“Manifestamos caráter quando o sacrifício pelos nossos princípios torna-se mais importante para nós do que o compromisso com a popularidade” – Myles Munroe (livro: O Poder do Caráter na Liderança)
“O bom caráter não é formado em uma semana ou mês; Ele é criado pouco a pouco, dia a dia. Um contínuo e paciente esforço é necessário para desenvolver o bom caráter” – Heráclito
Normalmente se diz que alguém é bom ou mau caráter, não existem meio termo que possa definir esta característica do ser humano. Quando dizemos que alguém é um “bom caráter”, elogiamos atitudes como: honestidade, fidelidade, integridade, sinceridade, e coisas semelhantes a estas.
Por outro lado, quando queremos nos referir a pessoas que possuem atitudes opostas às citadas acima, dizemos que a pessoa é um mau caráter.
“Caráter é a soma total dos nossos hábitos, virtudes e vícios” – Bill Hybels
Todos temos caráter! Nossas atitudes revelam um bom caráter ou um mau caráter.
“21 pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
22 Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai.” Filipenses 2:21 e 22
“Caráter é o modo como agimos quando ninguém está olhando” – Bill Hybels
Devemos ser, pensar e agir publicamente da mesma forma que somos, pensamos e agimos no privado.
Uma das atitudes de Jesus que pode nos ensinar sobre caráter é o momento em que Ele chama Seus discípulos para estar com Ele, conviver vinte e quatro horas por dia com Ele, O conhecer em Sua intimidade.
Jesus não queria ensinar apenas Sua vida pública aos Seus discípulos, mas também Sua vida privada. Jesus não tinha medo de revelar Sua vida privada aos Seus discípulos.
Compreender princípios bíblicos e o caráter de Cristo nos dará sabedoria e segui-los fará de nós pessoas de caráter!
Um verdadeiro cristão tem desejo de crescer pois nossa referência é excelente, é perfeita, é Jesus.
Como discípulos e seguidores de Cristo devemos buscar ter o caráter dEle em nossas vidas, isto é possível desde que tenhamos a capacidade de imitá-lo não apenas com o nosso exterior, mas sim de forma racional com uma mente não conformada com este mundo, mas renovada segundo o parâmetro divino segundo encontramos em Romanos 12:1 e 2. Com isto podemos crescer, transformar nossa mente, nossas ações, nossos hábitos e então, nosso caráter.

SEIS CONSELHOS PARA DESENVOLVER UM CARÁTER CRISTÃO
1. Conhecer bem os atributos de Cristo
Precisamos conhecer bem aquele que seguimos. Jesus Cristo tinha um caráter e uma personalidade sem igual. Ele era paciente, manso, humilde, gentil, amoroso, altruísta, obediente ao Pai, sábio ao lidar com as mais difíceis situações, enfim, Ele era perfeito. Se quisermos nos tornar verdadeiros cristãos, precisamos olhar para Cristo.
2. Seguir os conselhos de Cristo, imitar seu exemplo e guardar os Seus mandamentos
É esperado, daqueles que abraçam o cristianismo, atitudes cristãs. Nossa obrigação é não somente admirar Suas lindas palavras e ensinamentos, mas esforçar-nos, ao máximo, para moldar nossa vida segundo o que foi ensinado pelo Mestre.
3. Cultivar pensamentos dignos
Os pensamentos antecedem nossos atos. Se os pensamentos são bons, os atos também serão. As más ações são precedidas por maus pensamentos. Manter bons pensamentos ajuda-nos a não cair na cilada da hipocrisia e a evitar as más atitudes.
“Um caráter íntegro nada mais é que o resultado de esforços e pensamentos contínuos, o efeito de um convívio prolongado com pensamentos divinos.” – David McKay
4. Ter autocontrole
Nada dá tanta força de caráter a uma pessoa do que ela conseguir controlar a si mesma, ou seja, dominar seus apetites, paixões e desejos.
5. Não ignorar as pequenas coisas
Nosso caráter é composto pelas pequenas atitudes do dia a dia. Por meio de pequenos gestos, grandes coisas são feitas. Dar um “bom dia” sorridente à família, devolver o troco que recebemos a mais, dar nosso assento no ônibus a uma pessoa, palavras gentis e educadas dirigidas ao vizinho, são exemplos de pequenas ações, que somadas, transformam o nosso caráter.
6. Ter paciência e ser perseverante
Desenvolver um caráter cristão requer paciência e perseverança. Da mesma forma que um escultor leva tempo para preparar a peça básica de sua arte até que ela comece a tomar forma, assim nossa alma leva uma vida para se formar, se ela vai terminar deformada ou se revelará algo admirável e belo depende de nós, da nossa disposição em trabalhar para esse fim.

CONCLUSÃO
Temos que conhecer a Cristo todos os dias de nossas vidas e trabalharmos e nos esforçarmos a moldar o caráter dEle em nós através daquilo que Sua palavra nos fala e do seu exemplo, como Jesus agiria nesta situação
Precisamos cultivar bons pensamentos se quisermos ter boas atitudes.
Através de pequenas atitudes diárias um grande caráter é moldado.
A formação do caráter cristão é um processo diário e constante. O autocontrole é essencial para obter êxito.
Deus nos abençoe e nos ajude a buscar o caráter de Cristo.
Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

Fontes:                   http://verbodavida.org.br/lista-blogs/gente-boa/carater-cristao/


Nenhum comentário: