AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 4 de junho de 2018

A verdade que liberta


TEXTO BASE: João 8:31, 32 e 36
31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.

INTRODUÇÃO
Temos vivido dias muito conturbados, dias em que notícias e informações nos chegam a todo o instante, mas de tudo que ouvimos, lemos ou até assistimos o que realmente é verdade?
Mas o que é verdade? É aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.
·      Mas precisamos da verdade?
·      Pode-se viver sem ela?
·      Existe verdade absoluta?
Talvez você já tenha feito estas perguntas e até tenha se questionado se realmente existe verdade.
Tudo parece tão obscuro, tanta mentira ao nosso redor e não era diferente do tempo de Jesus, o próprio neste capitulo de João 8 é quem debate com os Fariseus sobre verdade e mentira e sem dificuldade alguma Jesus declara que estes são filhos do diabo que é o pai da mentira (versículo 44“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

A FALTA DA “VERDADE” GERA CORRUPÇÃO.
No versículo anterior, Jesus expõe os Fariseus as suas mazelas, eles eram conhecedores da lei, mas eles não conheciam da revelação da verdade que estava na lei.
Apesar de conhecerem viviam a mentira o qual o diabo lhes conduziu a acreditar e contestavam a Cristo, deturpando assim aquilo que diziam conhecer, que eram as escrituras.
A corrupção e a adulteração das características originais, depravação de hábitos, etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim “corruptus”, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo, em suma não deve cheirar bem.
Foi através da corrupção dos religiosos insuflaram a multidão com mentiras para que levassem a condenação de Jesus a morte na cruz. O mais interessante que tudo isto foi feito com o respaldo da lei romana existente na época. A corrupção nos conduz a prisão e morte.
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 Não erreis, meus amados irmãos.
Tiago 1:14 a 16


A VERDADE VOS LIBERTARÁ!
No contexto da existência e conhecimento humanos, muitas coisas são verdadeiras. Há, no entanto, uma só verdade que libertará as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás a verdade de Jesus Cristo, que se acha na Palavra de Deus. Mas vamos observar alguns pontos da com relação a esta verdade:
1.         As Escrituras, especialmente a revelação original de Cristo e dos apóstolos do Novo Testamento, dão testemunho da verdade que nos liberta do pecado, do mundo e do poder demoníaco.
2.         Não são mais necessárias revelações de "verdades"para completar o evangelho de Cristo, ou para torná-lo mais adequado, o evangelho por si só é autossuficiente na verdade. É necessário conhecer não revelar.    
3.         A verdade da salvação de Jesus Cristo é revelada da parte de Deus somente"pelo seu Espírito" e não procede de nenhuma pessoa, nem da sabedoria humana.
VERDADEIRAMENTE, SEREIS LIVRES!
Quem não é salvo é escravo do pecado. Escravizado pelo pecado e por Satanás, é forçado a viver segundo as concupiscências da carne e os desejos de Satanás
1.         O salvo em Cristo tem a graça do Espírito Santo que nele habita, este é liberto do poder do pecado. Quando é tentado ele agora tem o poder de agir de conformidade com a vontade de Deus. Está livre para tornar-se servo de Deus e da justiça.
2.         A libertação da escravidão do pecadoé um critério seguro para o cristão testar e comprovar se a vida eterna habita nele com a sua graça regeneradora e santificadora. 
Quem vive como escravo do pecado, ou nunca experimentou o renascimento espiritual pelo Espírito Santo, ou experimentou a regeneração espiritual, mas cedeu ao pecado e voltou à morte espiritual, a qual leva à escravidão do pecado
3.         Não se trata de dizer que os agora filhos de Deus estão livres da guerra espiritual contra o pecado.Durante nossa vida inteira, teremos de lutar constantemente contra as pressões do mundo, da carne e do diabo. 
A plena liberdade da tentação e da atração do pecado terá lugar somente com a redenção completa, quando da nossa morte, ou na volta de Cristo para buscar os seus fiéis.
O que Cristo nos oferece agora é o poder santificador da sua vida, mediante o qual aqueles que seguem o Espírito são libertos dos desejos e paixões da carne e capacitados a viverem como santos e inculpáveis diante dEle, em amor.

A VERDADE DE JESUS
A verdade de Cristo é uma só: ELE É A VERDADE ENCARNADA!O que ele viveu, ensinou, mostrou, aqui na terra foi a síntese do que os seus seguidores, devem também seguir.

A verdade do Amor– Que nos livra da morte nos dando vida. 
Nós estávamos mortos para Deus devido ao pecado que entrou por um homem, éramos destinados a morte eterna a perdição eterna.
Não havia em nós algo que pudesse mudar nossa sorte, mas Deus tinha um plano e este plano era salvar os que um dia entregaram suas vidas a verdade da Cruz ao conhecerem a revelação de quem é Cristo e de sua obra.
O amor de Deus foi a verdade que foi manifesta em carne em Jesus Cristo para nos dar novamente a vida.
O amor que Jesus ao ser questionado pelos fariseus declara que devemos amar “o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”(Mateus 22:37b) bem como também “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”Mateus 22:39


A verdade da Palavra– Que nos livra do mal caminho e nos dá destino.
A palavra de Deus é perfeita, embora escrita por homens inspirados em Deus ela por si só é fonte única para os que agora são declarados como filhos de Deus. Ela nos ensina o caminho correto, corrige nossos passos e nos dá direção.
Há inesgotável saber, instruções de como devemos andar segundo os propósitos de Deus para nós e está totalmente calcada na verdade.
Mas isto é por fé, não é possível aceitar a verdade da palavra sem fé, porque o homem natural contesta aquilo que a bíblia declara conforme encontramos em 2 Coríntios 4:4: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
Cabe a nós anunciarmos a verdade da Palavra e da salvação, e que o Espirito Santo convença o pecador do “pecado, e da justiça e do juízo.”(João 16:8b)
A verdade é a palavra de Deus que não pode mentir!

A verdade do Destino– Que nos dá uma esperança e futuro
O nosso destino é um dia nos encontrarmos com Cristo no lugar onde Ele mesmo disse que iria nos preparar.
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2a casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
João 14:1-4
Para que este destino seja alcançado devemos ser perseverantes no caminho que temos que trilhar o apostolo Paulo aos Filipenses declara que devemos seguir em frente como sendo uma vocação que temos como filhos de Deus.
11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:11-14
Pois sendo Jesus a verdade revelada a nós ele é fiel em suas promessas e jamais falhará: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”Hebreus 10:23

CONCLUSÃO:
Em um mundo de mentira somente a verdade pode dar rumo e direção, se conhecemos a verdade que é Jesus Cristo, autor e consumador da fé, somos livres da prisão do pecado e devemos permanecer nEle em seu amor, em sua escritura e crer e trabalhar para encontrar com ele no destino glorioso que Ele mesmo disse que prepararia para nós!
Olhemos para Jesus para obra da Cruz, o sacrifico feito por ele em favor de nós, isto é verdade absoluta ele se entregou em favor de nós para que pudéssemos ser livres!
Vivamos a verdade de Cristo! Deus os abençoe!
Pr. Luis Santana – 03/06/2018 – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: