AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Novos Começos a partir do Arrependimento


Texto base: Salmo 51:1-19
            Para que nós possamos entender a profundidade de tudo o que está sendo tratado nesse texto, quero ler com você o título do Salmo 51, “Ao músico-chefe, Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter estado com Bate-Seba”.
            Então como lemos, esse Salmo foi escrito por Davi, depois de ter sido foi confrontado pelo Profeta Natã, depois de ter adulterado com Bate-Seba, e depois de ter provocado a morte do marido dela, Urias, enviando para frente de batalha na guerra contra os amonitas.
            Temos falado muito de Novos Começos, e que para que o novo venha e se estabeleça em nossa vida, precisamos abandonar as coisas que são velhas, atitudes e pensamentos que fazem mal aos nossos filhos, cônjuges, e pais. Coisas que fazem mal aos nossos amigos, aos nossos discípulos, aos nossos discipuladores, aos nossos pastores, atitudes e pensamentos que fazem mal para nós mesmos.
            Ap Paulo nos ensina à abandonarmos nossa antiga forma de viver, a nos despir do velho homem, e nos revestir (vestir de novo) do novo homem.
            ...concernente ao procedimento anterior, vos despojeis do velho homem, que é corrupto segundo as cobiças do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em justiça e verdadeira santidade.” Efésios 4:22-24.
            Esse despir-se do velho homem, que é corrupto, cheio de enganos e mentiras, passa pelo ARREPENDIMENTO. Não existe outra forma de abandonar as velhas atitudes e os velhos pensamentos, se não for através, único e exclusivamente, do arrependimento, pois arrependimento está ligado a mudança de mente.
O que é o Arrependimento?
            O verbo grego arrepender-se (metanoeo), e o substantivo arrependimento (metanoia) denotam uma “mudança de mente” (meta = mudar e nous = mente). Mais do que uma simples mudança intelectual (eu pensava que mundo era quadrado, e agora eu penso que ele é redondo), esses termos referem-se numa mudança na forma de pensar, trazendo novas crenças e uma alteração no rumo da vida da pessoa.
            Arrependimento é uma disposição interior para mudar, ou seja, é uma disposição interna, algo que é gerado no seu intimo. Usando uma expressão em inglês, ela é “in side out”, quer dizer de dentro para fora.
            E foi exatamente isso que aconteceu com Davi, quando ele foi confrontado por Deus, que usou o Profeta Natã, para coloca-lo de frente consigo mesmo, revelando o seu pecado, para que pudesse vê-lo (2Sm 12:1). É como quando uma pessoa quer pentear-se ou maquiar-se, e precisa se olhar no espelho para ver aquilo que não consegue enxergar em si mesmo.
            Hoje em dia continuamos sendo confrontados por Deus, mas através do nosso Consolador, o Espírito Santo, que nos coloca de frente com nossas atitudes e pensamentos, para que possamos ver, através Dele, aquilo que tem desagradado à Deus e não conseguimos ver. “E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.João 16:8.
            E Davi disse a Natã: Pequei contra o Senhor...” 2Sm 12:13a. Veja que até o versículo 12 o Profeta está expondo tudo o que aconteceu para Davi, e assim que termina de falar, Davi prontamente reconhece o seu pecado, “pequei contra o Senhor”, e é a mesma coisa que ele fala nos versículos de 1 a 4 do Salmo 51.
            Davi confessou todos seus pecados, e se declarou culpado. Ele não ficou perdendo tempo responsabilizando Bate-Seba por estar tomando banho, enquanto ele estava na varanda do palácio. Ele não culpou Urias por não querer ficar com sua esposa quando lhe foi autorizado pelo próprio rei. Ao contrario, ele assumiu sua culpa, porque o verdadeiro arrependimento não tenta esconder nada de Deus, porque sabe que isso é inútil, ao contraio, uma pessoa arrependida se expõe diante de Deus e entrega tudo à sua Justiça.
Remorso não é arrependimento
            Arrependimento é diferente do remorso. Eles até são bem parecidos e em determinados momentos, podem mascarar algumas coisas, mas no decorrer do processo, o resultado que um e outro produzem na pessoa, são muito diferentes.
            Tanto o arrependimento quanto o remorso tem inicio quando nos damos conta que cometemos um erro. Ambos passam por nossas emoções, mas é onde o arrependimento e o remorso se divorciam e caminham para resultados distintos.
            O remorso gera um mal estar na consciência que leva a uma tristeza, quando nos deparamos com as CONSEQUÊNCIAS advindas dos nossos pecados. Ex.: o divórcio no casamento, depois de um adultério, a prisão depois do cometimento de um crime, etc.
            O arrependimento verdadeiro vai além das emoções, quando nos deparamos com o nosso pecado e somos confrontados pelo Espírito Santo. Esse confronto gera uma intensa dor, diferente do remorso, essa dor é gerada não apenas por causa das consequências dos nossos atos, mas quando nos conscientizamos que desagradamos Àquele que amamos e que nos amou primeiro, que nos deu seu Filho unigênito por amor, que se entregou como um cordeiro ao sacrifício, que foi açoitado, humilhado no nosso lugar, que nos retirou das trevas e que nos levou para o Reino do seu Filho amado, que pagou todas as nossas dívidas com o inferno com o próprio sangue.
            Enquanto o arrependimento gera a metanóia, a mudança de mente e de atitude, fazendo com que a pessoa abandone o pecado para sempre, e mude totalmente o seu estilo de vida, o remorso gera uma profunda tristeza, e por causa das consequências de nossos atos, e que pelo fato de não passar o campo das emoções, essa tristeza passa e o mesmo pecado é cometido em seguida, porque não existiu uma metanóia.
            É exatamente isso que Davi pede para Deus, uma mudança na sua mentalidade uma restauração de quem ele era. Salmos 51:7-13.
Arrependimento e Fé andam juntos e de mãos dadas
Quem tem fé, crê. Crer no grego é “pisteuo” e é um verbo bem mais comum que “metanoeo”, mas ambos são conceitos fundamentais para a salvação. Arrepender-se e crer são os dois lados da mesma moeda . Arrepender-se significa dar as costa à obediência ao pecado e à incredulidade, e crer significa colocar a confiança em Cristo. Portanto, os dois termos estão sempre juntos quando um é citado o outro está implícito.
         
Deus lhe abençoe

Pr. Kleber Jacinto

Nenhum comentário: