AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Nossa vocação, se manifestar

Texto Base: Romanos 8:18 e 19
“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.”
INTRODUÇÃO
Todos os sofrimentos do momento enfermidade, dor, calamidade, decepções, pobreza, maus-tratos, tristeza, perseguição e todos os tipos de aflição devem ser considerados insignificantes ante a bênção, os privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel, na era vindoura.
Em outro texto de Paulo na 2 carta aos Coríntios 4:16 a 18, temos a síntese da esperança do que foi salvo pela graça manifesta na obra cruz – “16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.”
GLÓRIA FUTURA
O significado de glória é fama que uma pessoa obtém por feitos heroicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades. Não devemos confundir com a Glória de Deus o qual segundo Isaias 42:8 Ele não divide Sua Glória com ninguém.
Paulo esteve falando justamente da glória de ser adotado na família de Deus; e logo, depois da ideia da glória, volta ao estado de luta neste mundo presente. Neste texto vai à própria criação, o mundo criado, a natureza toda aguardando a glória que virá. No momento a criação está sujeita à corrupção, mas aguarda a esperança na Glória que virá.
Para Paulo a vida não era uma espera pesada e frustrante; a vida era uma palpitante e vívida expectativa. O cristão está envolto na situação humana.
Interiormente deve lutar contra a sua própria natureza humana pecaminosa em busca da Glória futura.
Exteriormente deve viver em um mundo de morte e corrupção. Mas, não só vive no mundo; vive também em Cristo. Não somente vê o mundo; olha mais além do mundo, em direção de Deus.
O cristão não só vê a consequência do pecado do homem; ele vê o poder da misericórdia e do amor de Deus. E, portanto, a tônica da vida cristã é sempre a esperança e nunca o desespero. O cristão aguarda, não a morte, mas a vida.
E esta vida o qual o cristão tem a expectativa é o que deve mover a vocação de se manifestar.
TODOS SOMOS CRIAÇÃO
Nós somos criação de Deus, indistintamente se um dia nos tornamos filhos de Deus através de Jesus Cristo nosso salvador, mas o conjunto criação contem os que ainda não foram salvos pela graça de Deus. Mas toda a criação aguarda a manifestação dos filhos, porque os filhos é quem deveriam dizer quem é seu pai.
Filhos são aqueles que mostram a natureza da família, de quem são seus pais. Todas as vezes que encontramos alguém esperamos que esta pessoa seja alguém que nos trará algo novo, há uma expectativa latente neste encontro.
No versículo 19 Paulo usa uma maravilhosa palavra para desejo ardente. A palavra do grego é apokaradokia; esta descreve a atitude do homem que esquadrinha o horizonte com a cabeça erguida para frente, buscando ansiosamente à distância o primeiro sinal da irrupção da glória.
NOSSA VOCAÇÃO TESTEMUNHAR
Jesus em Atos 1:8 indica aos discípulos que são os filhos de Deus, que eles receberiam poder para testemunhar sobre a gloria que haverá de se manifestar - “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
Quando formos inseridos na família de Deus, nos tornamos testemunhas desta família e de como nosso Pai celestial tem cuidado de nós independente de qualquer circunstância e situação que possamos vir a enfrentar nesta terra.
Porque testemunhamos e anunciamos do amor de Deus através de Cristo Jesus e da Salvação que nos foi proporcionada na qual temos perdão dos pecados, justificação e libertação e nos dá um futuro e esperança.
O QUE DEUS TEM PREPARADO?
O texto de 1 Coríntios 2:9 nos diz o seguinte – Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”
A resposta para pergunta é que o que Ele tem preparado não é deste mundo, apesar de poder ou não se manifestar em nossas vidas terrenas.
Quando nos deparamos com o versículo de 1 Coríntios 2:9 a citação que Paulo fez é de Isaías na referência de 64:4, ele informa uma condição “para aqueles que o amam” logo quem ama a Deus e sendo uma característica Sua a onisciência, Ele sabe quem o ama e para estes Ele tem preparado o que o homem não pode pensar ou imaginar na sua integralidade.
Mas quem ama a Deus? São aqueles que tem os mandamentos e os guarda: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” – João 14:21.
Não guardam no sentido de esconder, mas sim em obedecer a exercitá-los.
Apesar de não podermos ver, ouvir, nem conseguimos sentir em nossos corações o que Ele tem preparado, temos indicativos muito objetivos e diretos em Sua palavra e juntamente com estes, há uma advertência da parte de Jesus em não ficarmos angustiados mas esperançosos que Ele foi preparar o lugar onde os filhos de Deus sempre viverão com seu Pai na eternidade!
CONCLUSÃO
Que levemos ao próximo as boas novas de Salvação, porque há uma ardente expectativa para que nós os filhos, nos manifestamos acerca de quem é Deus, Jesus e o Espírito Santo em nós, não importando as situações e circunstâncias que possamos passar nesta terra.
“Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para onde eu vou.” – João 14:1 a 4
Ir para o céu não é objetivo, porque ir para o céu é herança!
Levar aos que esperam, as boas novas da salvação, este sim é o nosso objetivo!
Pr. Luis Santana

Nenhum comentário: