AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

1° Dia – Trombeta do Arrependimento

Introdução:

O nome Joel significa “o Senhor é Deus”.

Historiadores dizem que é provável que Joel tenha vivido e profetizado em Jerusalém. Teria, assim, em sua mocidade, conhecido Elias e Eliseu. Data provável: 830 anos antes de Cristo, ao tempo do rei Joás.

Joel tem sido chamado de “o profeta do avivamento”. Ele compreendeu que o arrependimento sincero é base da verdadeira espiritualidade e era para que isto acontecesse com seu povo que ele se esforçava. O conteúdo básico de seu livro é o apelo ao arrependimento.

O Foco do Livro e Joel tendo dois momentos importantes.

• Arrependimento por causa da mão do Senhor pesando sobre a nação (Joel 2:12 a 17).
• Derramar do Espírito Santo (Joel 2:28 a 29).

O objetivo deste período de jejum é tocar o Senhor para que seja derramado sobre nós e sobre a nação o verdadeiro avivamento.

O foco principal não será VOCÊ receber uma benção e sim corresponder em arrependimento individual e coletivamente, adorá-Lo individual e coletivamente e assim experimentar e ter uma experiência com Deus que pode tocar a sua vida.

1º Dia – Arrependimento.

Joel 2:12 e 13

12. Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
13. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Mateus: 3:8-11

8. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
9. e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
11. Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Deus quer levar a igreja ter consciência da necessidade de arrependimento. Em ambos os textos mencionados vemos que os profetas, Joel e João, falam para o povo de Deus, portanto não é uma palavra para o ímpio e sim para o Cristão.
No texto de Mateus, João (Batista) diz algo que precisamos estar atentos.
Mateus 3:10: Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Muitas vezes é usado este texto cobrando a igreja de trazer vidas (novos convertidos) como fruto. Porém neste caso o fruto pedido está descrito no versículo 8.

Mateus 3:8: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

O que está sendo requerido é fruto de arrependimento. Confissão e conversão. O fruto é a confissão, nominativa, do pecado cometido. Como igreja precisamos perder o vício de fazer confissão no atacado. Pecamos no varejo e queremos confessar no atacado?

Achamos que podemos pecar contra o nosso próximo (sendo marido, esposa, filhos, irmãos de sangue, irmãos em Cristo) e depois chegar diante de Deus e dizer “Perdoa os meus pecados e purifica com teu sangue”?

Temos que produzir “fruto digno de arrependimento”. Aquilo que pequei contra meu próximo devo pedir perdão a Deus, no varejo (“dando nome aos bois”), e contra quem pequei também.

Quando não correspondemos com isso podemos estar nos encontrando como o povo de Deus nos tempos de Isaías (como veremos a seguir).

Por que precisa haver arrependimento? Porque Deus é Santo e só pode se manifestar no meio de um povo santificado.
Isaías 1:11 a 19
11. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
12. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
13. Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.
14. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
15. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
17. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.
18. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
19. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

De nada vai adiantar este jejum ou assembléia solene se não estivermos dispostos a santificação e mudança de vida.
Isaías 1:16 a 18

16. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
17. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.
18. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Que possamos dar ouvido ao Senhor:
Isaías 1:19: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Pr. Celso Bertoni

Nenhum comentário: