AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Família Território de Honra - Palavra 6

PRIMÍCIA, UMA SEMENTE DE HONRA

"E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam. Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela. 

E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma. Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme apalavra do Senhor." (II Reis 4:38-44)


“A primícia é uma ação para gerar milagres. E uma semente que desata alegria e protege a próxima colheita.” Rene Terra Nova

O relato de II Reis nos faz encontrar, através da história bíblica, significados para a primícia que não atentamos antes, como:


PRIMÍCIA - FESTA DO SENHOR, UM PRINCÍPIO BÍBLICO


A primícia é uma ideia divina, é um mandamento bíblico, tanto que é chamada na Palavra como festa do Senhor, instituída peIo próprio Deus para marcar a entrega dessa semente como um reconhecimento dos benefícios que Ele nos entregou.

"Disse o Senhor a Moisés: Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem. O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado. No dia em que moverem o feixe, vocês oferecerão em holocausto ao Senhor um cordeiro de um ano de idade e sem defeito. Apresentem também uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, oferta ao Senhor preparada no fogo, de aroma agradável, e uma oferta derramada de um litro de vinho. Vocês não poderão comer pão algum, nem cereal tostado, nem cereal novo, até o dia em que trouxerem essa oferta ao Deus de vocês. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que morarem." (Levítico 23:9-14)

Acima de todos os benefícios que a primícia possa proporcionar para o primiciador e o primiciado, não podemos nos esquecer de que a primícia é um princípio bíblico. É uma festa de alegria e acontece porque quando você entrega a primícia, provoca uma festa no mundo espiritual, por cumprir o princípio de obediência.


PRIMÍCIA, SEMENTE QUE PROTEGE A COLHEITA

A primícia é uma semente que desata alegria e protege a próxima colheita. E um sinal profético de proteção da colheita que está em Deuteronômio, mostrando como Deus tem uma forma de tratar e manifestar Sua graça sobre o Seu povo. Também é observada em um tempo chamado de Nissan que significa o desatar de Deus para um grande milagre, realizada 30 dias depois da Páscoa, com duração de dois dias, para expressar gratidão ao Senhor por toda provisão que Ele está trazendo.
"E será que, quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der por herança, e a possuíres, e nela habitares, então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome. E irás ao sacerdote, que houver naqueles dias, e dir-lhe-ás: Hoje declaro perante o Senhor teu Deus que entrei na terra que o Senhor jurou a nossos pais dar-nos. E o sacerdote tomará o cesto da tua mão, e o porá diante do altar do Senhor teu Deus. " (Deuteronômio 26:1-4)

A primícia é um sinal no mundo espiritual de que nossa colheita está garantida. Todo aquele que primícia no presente está gerando uma colheita para o futuro, e, com certeza, terá uma colheita nova e sobrenatural da parte de Deus na vida pessoal, no ministério, nas finanças, porque a primícia tem esse poder de mostrar que a promessa está consolidada.


PRIMÍCIA, UMA SEMENTE MULTIPLICADORA

Depois do grande e poderoso milagre em II Reis 4:38, veio um homem de Baal-Salisa e trouxe a Eliseu pães das primícias, dois pés de cevada e espigas verdes no seu alforje. Eliseu, então, disse: Dá ao povo para que coma. Porém, seu servo respondeu: Como hei de pôr isso diante de 100 homens? Ele tornou a dizer: Dá ao povo para que coma, porque assim diz o Senhor: Eles comerão e sobejarão. Então, comeram e ainda sobrou abundantemente, conforme a palavra do Senhor na boca do profeta.

A primícia tem que ser entregue aos sacerdotes e aos profetas. Quando você a entrega, a semente se multiplica, assim como aconteceu com os pães entregues a Eliseu que, apesar de poucos, foram suficientes para alimentar quase uma centena de pessoas.
Quando o princípio bíblico das primícias é exercido, a multiplicação se instala na vida de quem o obedeceu e também de quem o recebe, trazendo multiplicação. Portanto, é preciso entender que não se pode utilizar as primícias pensando em benefício próprio.

PRIMÍCIA, UMA SEMENTE PARA SUPRIR NECESSIDADES
A primícia é uma doutrina que o sacerdote recebe para suprir as suas necessidades familiares e ministeriais. A bênção que vem através dela não é apenas para possibilitar a compra de casa, carro ou outros patrimônios, o objetivo maior é o de abençoar o Corpo de Cristo.
E preciso ter o entendimento de que as primícias não são algo que os sacerdotes recebem para ficarem ricos, mas para abençoarem a muitos e também para suprirem as necessidades do Altar.

PRIMÍCIA, UMA SEMENTE PEQUENA, MAS DE PRINCÍPIO GRANDE
A primícia pode até ser uma semente pequena, mas o princípio é grande. O que faz a primícia ser poderosa é a grandeza do princípio. Alguns relutam entregar apenas três por cento, porque pensam ser muito pouco. Mas a verdade que deve ser lembrada é que todos que entregam primícia cumprem um princípio muito grande, obedecem um princípio sagrado que não deve ser quebrado, porque é um princípio espiritual.


PRIMÍCIA, UM TRIBUTO ESPIRITUAL
Sabe por que tem muita gente sofrendo? Por não estarem cumprindo tributos espirituais.

Deus não abre mão do princípio por causa de governantes, por causa da crise, por causa de nada. Se Deus estabeleceu um princípio, esse princípio deve ser cumprido. A primícia é um tributo espiritual e você deve velar por ele.

O tributo espiritual tem que ser exercido com fidelidade; não permite hiatos, um mês eu cumpro, outro não. Não podemos alternar os milagres. Todas as vezes que você entrega uma primícia, toda a sua casa vive um milagre. A primícia gera milagres novos para a sua casa.

O exercício de entregar ao Senhor o que pertence a Ele e de cumprir os tributos bíblicos estabelecidos ao sacerdote representa honra. "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de tudo quanto tu ganhas, e os teus celeiros se encherão, e transbordarão de vinho todos os teus lagares. " (Provérbios 3:9,10)

A primícia é de tudo. Quando o Senhor ensinou sobre esse princípio, disse: Quero a primícia de tudo, até o seu filho primogênito será meu, bem como de todos os animais, o que nascer primeiro será meu.

Para criar o seu filho primogênito, precisa antes ir ao sacerdote e entregar uma primícia. Você tem que entregar no Altar para Deus. Já pensou nisso?
Que tal voltar ao princípio? Quando Samuel nasceu, era primogênito e teve que ir para o Altar; quando Jesus nasceu era o primogênito, entregaram uma oferta ao sacerdote para que os pais tivessem o direito de criá-lo. Os primogênitos apanham muito no mundo espiritual, Satanás os odeia porque eles são chamados no mundo espiritual de primícias. Satanás os quer, porque ele quer a primícia, ele sabe que se ele pegar a primícia, a sua casa não desata no milagre.

Quando você entrega a primícia, está dizendo que tudo o que você possui está protegido em Deus pela oração do sacerdote. 

Que o Senhor proteja você e a sua família, porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora, e não só ela, mas todos nós que temos as primícias do Espírito Santo — e essas primícias são os dons de Deus na nossa vida. Temos em nós, dentro de nós, por isso quando Deus nos pede alguma coisa temos que obedecer, porque Ele mesmo já primiciou em nós os dons espirituais.
Que generosidade, que poder, que graça! Temos as primícias do Espírito Santo, esperando adoção, a saber, a Redenção de todo o nosso corpo. As primícias curam o corpo e manifestam saúde para o caráter.

Três princípios intocáveis
Todo aquele que cumpre Princípios prospera. E há três Princípios que não podem ser tocados:

1. Dízimos - Entregar o dízimo é devolver a Deus um pouco do muito que Ele nos dá. O dízimo deve ser entregue até do que você recebe como provisão extra. O dízimo é uma ordem divina do Céu para a Terra.
No Brasil, apenas 8% é dizimista. É função dos Pastores ensinar sobre os princípios espirituais e sobre fidelidade.
O povo de Deus tem que aprender a exercer fidelidade em relação aos Princípios Bíblicos para prosperar em todas as áreas.

2. Ofertas - Oferta é um tributo voluntário. A oferta é a generosidade do meu coração a Deus, da Terra para o Céu. A cada oferta plantada, uma conquista é ampliada. 
Fidelidade da Terra para o Céu nos faz entrar no sobrenatural de Deus, pela gratidão e voluntariedade do coração. É assim que desenhamos nosso destino de êxito aqui na Terra. 
Toda a oferta para ser aceita precisa estar ligada a obediência e voluntariedade. Se entra murmuração, Deus não aceita. O tributo espiritual não é por causa do Céu, mas para que o indivíduo viva bem na Terra. O Céu não precisa do seu dinheiro. 
Quando ofertamos, temos direito a uma grande colheita. Plantamos e colhemos quando entendemos que todos os dias é um presente de Deus, como o dia do nosso aniversário. E o que recebemos como presente fora de época deve ser celebrado. 
Quantas vezes ganhamos um presente como upgrade por causa de uma oferta que entregamos e nem lembramos mais, mas Deus não esquece e ninguém supera Deus na graça de dar. 
A oferta que entregamos ao outro, que pode ser através de serviço, move o coração de Deus. Precisamos valorizar as pessoas que nos servem.
Havia uma mulher na Bíblia, Dorcas, que sabia ofertar, ela tinha uma voluntariedade tremenda. E no dia que morreu, as mulheres choraram e reivindicaram sua ressurreição, porque quem é ofertante tem direito a viver muito.

3. Primícia - Todas as pessoas que são primiciadoras são revestidas de honra. A função das primícias é santificar tudo. A Bíblia diz que assim como é a Primícia será toda a sua totalidade. “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.” (Romanos 11:16)

Quando entregamos a Primícia, selamos a santidade e a honra, porque a Primícia tem três funções:

. Prosperar e proteger a mim mesmo;
. Prosperar e proteger meus descendentes (umhomem de Deus que extraiu a morte da panela. Diante dos filhos dos profetas que foram envenenados ao tomar um caldo feito com ervas, Eliseu pegou farinha, colocou na panela e disse: comam que vocês serão curados, e todos foram livres da morte II Reis 4:38);
. Prosperar e proteger a minha geração.

“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.” (Ezequiel 44:30)
A Primícia é a senha de acesso para a minha proteção. Quando eu entrego por princípio, eu prospero e estou protegido. A Bíblia diz que, no ato da entrega da Primícia, como o sacerdote avaliar, assim será.
A primícia não é a entrega do que sobra, mas do primeiro, da primeira parte. Assim como o primogênito é a primícia da família.
A Bíblia diz que devemos entregar o nosso coração a Deus, porque ele é a primícia dos órgãos, como está em Provérbios 23:26. “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.”
Não podemos falar de primícia sem falar dos primogênitos. Primícias devem ser ensinadas, porque fazem parte dos Princípios de Deus. 
Quem não cumpre princípios, o mundo espiritual não respeita. E, também, diante de murmuração, o Senhor não aceita. Todo dinheiro murmurado na Terra não é recebido no Céu.
Os tributos têm que ser respeitados. A restituição da Igreja está em guardar os princípios. Pois se Jesus vive em nós, e Ele era cumpridor de princípios, então não podemos negligenciar.
O que nos faz macular os princípios são as doenças na alma, que o diabo usa para impedir que sejamos abençoados.
Hebreus 7:1 fala do homem que recebeu os princípios, e afirma que na Terra são homens mortais, mas no Céu, quem recebe é o Senhor Deus Todo-Poderoso.
Muitos querem ser Melquisedeque para receber, mas não quem ser Abraão para entregar.
Quando cumprimos os princípios, recebemos a honra de Deus e prosperamos em todas as áreas, porque o nosso coração ativa o coração de Deus na nossa direção.
O dízimo protege o seu patrimônio. A oferta protege a sua riqueza. A primícia protege a sua casa. Sua casa toda será protegida nesse sobrenatural!

Nenhum comentário: