AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 8 de julho de 2018

Trazendo a presença de Deus

“1. De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo. 2. Ele e todos os que o acompanhavam partiram para Baalá, em Judá, para buscar a arca de Deus, arca sobre a qual é invocado o Nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins acima dela”. “6. Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado”(2Samue 6:1 e 2 e 6).

1.   INTRODUÇÃO:

A arca representava a presença de Deus. Havia sido perdida, pois os filisteus a haviam tomado.

A arca, conforme vocês vêem, era feita de acácia e revestida de ouro.

A parte de cima, chamada propiciatório, 2 querubins, que tocavam sua asas e significa o lugar onde Deus se manifesta, onde a Glória de Deus se manifesta, onde Deus se faz propício ao seu povo. A arca permaneceu longe de Jerusalém por muitos anos (cerca de 20 anos).

Eli não soube governar os seus filhos. Ministravam na presença da arca do Senhor e depois disso se prostituíam à porta do templo.

Saul foi colocado como rei, mas ficou preocupado não com a presença de Deus, mas com ser popular no meio do povo e em alcançar o seu espaço a sua fama e a sua glória.

Davi já se preocupava em fazer o bem à Nação e queria que Deus estivesse à frente do seu reinado, verdadeiramente reinando o povo.

Trazer a presença de Deus era o propósito. Esse deveria ser o nosso grande empenho de nossa existência: trazer a presença de Deus em todas as áreas de nossa vida. Isso deveria ser o mais significativo.

Nada do que você experimente vai se comparar à glória de Deus e, mais do que isso, somente vamos ver mudanças em nossas vidas e na nossa nação se buscarmos e trazermos a Glória de Deus, a Presença de Deus, ao centro das nossas vidas.

Muitos querem se mudar do país, pois está difícil viver aqui. Mas, a nossa expectativa e esperança, somente vão acontecer quando a igreja do Senhor Jesus Cristo estiver convicta de que precisa desesperadamente da Glória de Deus em sua existência.

Falamos da corrupção da política, mas nós próprios, muitas vezes, queremos nos apropriar de coisas que não nos pertencem, como você pode ver quando tomba um caminhão e o povo saqueia as mercadorias que não lhe pertence.

Na nossa família pode estar em tudo derrotada, e o mesmo pode acontecer com o nosso ministério e com a nossa Nação.

2.   DEUS É ONIPRESENTE:

Você pode questionar: trazer a presença de Deus? Mas Deus não é Onipresente? Ele não está em todo o lugar?

Sim, é uma verdade bíblica, mas a Onipresença Dele não quer dizer que a Glória Dele se manifeste. Deus não se manifesta em todos os lugares.

Por exemplo, bem simples: você está viajando para a Europa, num avião muito grande, 300, 400 pessoas. E pode ser que o Neymar esteja no avião, e você viaja por 12 horas e nem sabe que ele está ali, sentado e dormindo na primeira classe. E durante todo esse tempo ele não se manifesta e você nem sabe que ele está aí.

Somente nós podemos trazer a presença de Deus, pois nós conhecemos. Há uma esperança de que nossos cultos não se tornem uma reunião rotineira, quando nós buscarmos trazer a glória Dele para dentro dos nossos cultos.

Trazer a glória de Deus é um desafio que vai nos custar alguma coisa.

Deus quer se revelar. Deus não gosta de Se esconder. Ele gosta de receber a glória que Lhe pertence

Mas Ele não se manifesta a não ser que tomemos alguns cuidados. Há um custo a ser pago. Esse processo de trazer a presença de Deus aos nossos cultos e à nossa vida começa por cada um de nós. Nesse fato que falamos Davi não estava preocupado em se promover como Saul quis fazer, mantendo o seu espaço. A preocupação de Davi era que Deus reinasse sobre o Seu povo.

Ele colocou as prioridades corretas.

3.   CRIAR UM AMBIENTE PARA A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA:

Precisamos criar um ambiente favorável para manifestação da Glória de Deus. Criamos um ambiente com nossas atitudes, com nossas expressões, com a nossa sede manifesta, ate pela nossa fisionomia e nossa face.

Davi tomou a iniciativa certa e a arca foi trazida, a presença de Deus estava retornando ao meio do Seu povo.

Davi pesquisou, se preparou, e leva 30.000 pessoas à casa da Abinadabe, para trazer a arca, e quando depois de algum tempo isso acontece, uma multidão celebrou em Jerusalém.

Mas até isso acontecer, algumas personagens se destacaram, por suas atitudes e essas atitudes representam parcelas do povo de hoje, e representam nossas atitudes.

Vamos olhar para eles e procurar um referencial bom para nos posicionarmos.

Deus está muito interessado em fazer com que sua glória se manifeste.

4.   UZÁ:

“3. Puseram a arca de Deus num carroção novo e a levaram da casa de Abinadabe, na colina. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, conduziam o carroção 4. com a arca de Deus; Aiô andava na frente dela. 5.Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos”. “7. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus. 8. Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá”(2Samue 6:3 a 5 e 7 e 8).

Perez-Uzá quer dizer Brecha de Uzá.

Ele é uma figura daqueles que querem a presença de Deus, mas não respeitam a presença de Deus. Fazem suas coreografias, levantam as mãos, se ajoelham à frente.

Querem a presença de Deus à sua maneira, do seu jeito, sem pagar um preço de consagração e sem observar a Palavra. Deus sempre faz do jeito Dele. Ele tem uma Palavra revelada. Um homem por estender a mão e tocar a arca morreu ali? Por que morreu por esse simples ato? Foi um tratamento que Deus deu ali, mas há um recado: não brinquem com a minha glória, com a minha presença.

Se quisermos a presença de Deus no nosso meio, precisamos obedecer a Palavra. A lei de Moisés já existia e havia uma forma da arca ser levada. Por isso que ela tem dois varais para ser carregada e a forma correta é que os sacerdotes a levassem sobre os ombros. O carro novo foi a forma mais fácil encontrada por Davi para transportar a arca, mas não existe forma mais fácil para se conduzir a Glória de Deus, para isso existe princípios, Palavra de Deus

Interessante que Uzá era filho de Abinadabe, em cuja casa a arca permaneceu por muitos anos, mas ele não tinha intimidade com a arca, com a presença do Senhor. Deus estava presente em sua casa, mas por falta dessa intimidade, a Glória do Senhor não foi manifesta ali. Ele se acostumou com a presença de Deus e achou que isso era o suficiente.

O que representa Uzá? São aqueles que querem a glória de Deus, mas não querem pagar o preço, o sacrifício necessário para que isso aconteça. Não querem se comprometer tanto, não querem emprestar os seus ombros. Vivem um evangelho confortável. Esse não é o nosso evangelho.

5.   MICAL:

A mulher de Davi, Mical, é outro personagem negativo que queremos examinar.

“15. ...enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. 16.  Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e celebrando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração”(2Samuel 6:15 16).

Mical deveria estar no meio da celebração para se alegrar com a volta da presença de Deus. Mas Mical estava numa janela, estava distante, amargurada, fria, desprezando o que Deus estava fazendo. Não vamos examinar outros aspectos da vida de Mical, mas porque ela desprezou a glória de Deus ficou estéril em todos os dias de sua vida (v.23).

Enquanto Uzá feriu a glória de Deus com sua irreverência, Mical o fazia com a sua frieza e com o seu desprezo. Preferia ficar distante de tudo, olhando e julgando por uma janela, desprezando tudo o que Deus estava fazendo.

Muitas vezes nós encontramos isso na Igreja. O Espírito está se movendo, as pessoas estão buscando, o fogo de Deus está ardendo no meio do povo, mas alguém prefere se manter fora, que despreza tudo. Mical tinha os seus problemas. Como muitos de nós, Mical sofreu injustiças em sua vida, mas e daí. Quando a Glória de Deus vem, eu tenho a oportunidade de vencer tudo, eu posso superar as minhas decepções, eu posso ser curado, porque ao cheiro das águas eu posso brotar de novo, tirando as amarguras, as feridas e tudo o mais. Eu só não posso perder o tempo da minha visitação.

Mical morreu na esterilidade, porque ao invés de se envolver e participar com celebração a glória de Deus, ela ficou retraída no seu quarto, olhando pela janela. Preferiu continuar curtindo as suas mágoas, os seus julgamentos. Quantas pessoas assim há no nosso meio. O problema não é a doença, mas não querer ser curado. Se você se magoou Deus tem a Sua Glória para te curar de todas as feridas. Basta que você busque estar dentro da manifestação da Sua Glória.

Mas se continuo preferir lamber as minha feridas, sem participar daquilo que Deus está fazendo, eu ficou estéril em minha vida.

Quando Deus está vindo nós precisamos sair das nossas janelas, da nossa mornidão, da nossa frieza e nos envolvermos com a Sua Glória e permitir que Ele ocupe todos os espaços da nossa vida.

A palavra de Deus é vem para o centro, vem para o meio, você está ferido deixa-Me curar sua ferida, deixa-Me curar seu coração. Mas você tem que deixar. Você tem que se aproximar da manifestação da Glória de Deus.

6.    OBEDE-EDOM:

Este é um personagem que nos motiva a buscarmos a presença e a manifestação da Glória de Deus: “9. Naquele dia Davi teve medo do Senhor e se perguntou: “Como vou conseguir levar a arca do Senhor?” 10. Por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a Cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate. 11. A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. 12. E disseram ao rei Davi: “O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus”. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi”(2Samuel 6:9 a 12). 

Esse homem é tão importante na história, quanto o rei Davi, pois quando Davi temeu ele disse: se não há lugar para a arca de Deus, para a presença de Deus, em Israel, em minha casa eu tenho lugar para abrigar a presença de Deus.

Eu me comprometo, na minha intimidade, a guardar, a reverenciar, a não desprezar a presença de Deus. Tudo isso está implícito no texto, pois ele poderia à semelhança de Abinadabe colocar a arca num depósito e ali a deixar. Mas Deus viu que pela sua atitude Obede-Edom estava sedento pela presença de Deus e iria cuidar, com todo o carinho da arca em sua casa.

Obede-Edom representa aqueles que pagam o preço pela Glória de Deus.

Eu não sei o que ele fez, mas sei que ele honrou tanto a Deus, que Deus fez com que tudo na vida de Obede-Edom prosperasse.

Precisamos nos apresentar a Deus nesse tempo como um Obede-Edom, ou seja: cada um de nós dizer para Deus: olhe para a minha vida, pois estou sedento, faminto, ansiando sua presença e a manifestação de Sua Glória em minha vida.

A Glória de Deus não vai se manifestar publicamente se antes não se manifestar na nossa intimidade pessoal e familiar.

Se nós queremos o agir de Deus, um culto tremendo, precisamos começar por cultivá-lo na nossa casa, no nosso lugar secreto. Onde não há ninguém para tirar a nossa foto, onde não precisamos impressionar ninguém, mas onde o Senhor pode ver que de fato nós o queremos. O que aconteceu com a casa de Obede-Edom foi visível e as pessoas ao redor o perceberam.

Deus está procurando aqueles que têm sede e ombros. Não aqueles que têm carros e tem um evangelho todo fácil.

  1. CONCLUSÃO:

Davi teve o maior reinado de Israel e a sua prosperidade foi visível a todos os reinos.

“12. E disseram ao rei Davi: “O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus”. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. 13. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. 14. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, 15. enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas”(2Samuel 6:12 a 15). 

Extraído da Palavra Ministrada pelo Pr. Danilo Figueira de igual título.
Ap. Osvaldo Boccato Bertoni

M12-Regional Santo Amaro – 26.06.2018

Nenhum comentário: